Receita de champanhe doce e de verão com flor de sabugueiro

Instruções e receita para champanhe de flor de sabugueiro doce e cítrico. Inclui dicas sobre como procurar flores de sabugueiro e como transformá-las em uma das melhores receitas de bebidas de colheita selvagem que você já experimentou !

Fazer champanhe de flor de sabugueiro é muito mais fácil do que você imagina. Tudo o que você precisa são flores de sabugueiro recém-colhidas (ou secas em uma pitada), levedura de champanhe e alguns outros ingredientes. Depois que esta receita terminar de fermentar, você terá cerca de seis garrafas de champanhe cítrico e floral de flor de sabugueiro. É melhor servido fresco e acompanhado de sol de verão.

Se você nunca experimentou champanhe de flor de sabugueiro antes, terá uma verdadeira surpresa. É doce como um vinho de sobremesa com um sabor refrescante de limonada. Depois de fazer isso pela primeira vez, garanto que se tornará uma tradição anual de coleta de alimentos silvestres.

Forrageamento e colheita de flores de sabugueiro

As flores de sabugueiro florescem do final da primavera ao início do verão em climas temperados. Eles têm um cheiro tão doce que você não pode confundi-los com mais nada, nem mesmo com flores de sorveira que são parecidas. Esse perfume é o que dá ao Elderflower cordial e ao Elderflower Champagne seu delicioso aroma.

As árvores mais velhas crescem nas bordas da floresta e produzem flores na primavera e sabugueiro no outono.

Você encontrará flores de sabugueiro florescendo um pouco mais cedo em áreas mais quentes e uma vez encontrei algumas em meados de abril em uma viagem à Itália. As árvores mais velhas crescem em semi-sol e você as encontrará com mais frequência nas bordas da floresta ou na estrada! Arranque umbelas inteiras pouco antes de planejar fazer esta receita e certifique-se de que todos os insetos tenham escapado antes de começar. A melhor maneira de fazer isso é deixar as flores do lado de fora por uma ou duas horas.

Ao procurar flores de sabugueiro, certifique-se de deixar o suficiente para formar bagas no final do verão. Minha regra é pegar o que preciso de várias árvores, em vez de arrancar qualquer uma das flores.

Você precisará de 10 a 20 cachos de sabugueiro para esta receita

Receita de champanhe de flor de sabugueiro

10-20 cabeças de sabugueiro
900g / 4,5 xícaras de açúcar
1 litro / 4,25 xícaras de suco de uva branca
3 limões lavados
Saquinho de fermento para champanhe (1 colher de chá) – não use fermento de pão para esta receita
Nutriente de Levedura
3,75 litros / 15 xícaras Água fervida, deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Flores de sabugueiro infundidas em açúcar

1. Com a ajuda de um garfo, retire todos os sabugueiros dos talos e misture numa tigela com o açúcar. Deixe-os por 2-3 horas e amasse a mistura com o garfo enquanto mistura, a cada 20 minutos ou mais. O que você está fazendo aqui é infundir o açúcar com a fragrância e o sabor da flor de sabugueiro.

2. Após 2-3 horas, adicione a água e mexa até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Em seguida, adicione o suco de uva branca, fermento e nutriente de fermento.

As flores de sabugueiro dão doçura e os limões dão o toque cítrico

3. Corte os limões ao meio e esprema o suco na tigela – em seguida, jogue as metades do limão também. 4. Cubra com um pano de prato limpo e deixe por 5 dias, mexendo de vez em quando. Ele começa a fermentar neste momento e se você adicionar ao demi-john muito cedo, pode criar uma bagunça.

5. Após os 5 dias, sifão em um esterilizado demi-john (garrafão) e coloque uma câmara de ar para isso. Deixe a mistura fermentar por cerca de 1-2 semanas ou até que as bolhas na câmara de descompressão desacelerem até a paralisação. Você deve manter o champanhe em uma sala com a temperatura recomendada no pacote de fermento.

Champanhe de flor de sabugueiro fermentando no centro

6. Sifão em garrafas plásticas esterilizadas após atingir a gravidade específica de 1010 (use um hidrômetro) e deixe por algumas semanas para fermentar ainda mais. Essa fermentação adicional é o que lhe dará sua efervescência! É também por isso que é mais seguro usar garrafas de plástico para bebidas, porque as garrafas de vidro, embora bonitas de se ver, podem explodir se você não tomar cuidado.

7. Sirva o champanhe de flor de sabugueiro gelado e aproveite o sabor do verão.

Mais inspiração de flor de sabugueiro