Simbolismo de cores na Bíblia

Cores na Bíblia

Vivemos em um mundo lindo com uma magnífica variedade de cores diferentes. Quando olhamos para uma cor, geralmente isso nos faz sentir de uma certa maneira, e é por isso que muitas pessoas se sentem conectadas a anéis de humor ou outras cores que podem estar associadas a sua pedra de nascença.

As cores na Bíblia podem ser muito simbólicas e, embora nunca possamos notar o significado de certas coisas sendo certas cores (como o manto de um sacerdote ou a decoração da igreja), todas elas têm um significado muito especial associado a elas, geralmente derivado das escrituras.



Para nos aprofundarmos nisso, vamos dar uma olhada nelas começando com as cores primárias, que são as três cores básicas que não podem ser criadas a partir de nenhuma outra cor, incluindo vermelho, amarelo e azul, para que possamos ver a mensagem de que Deus pode estar tentando nos transmitir este dia, assim como fez com Noé através de um arco-íris, muitos anos atrás.



Internet

Vermelho é a cor do sangue que Ele derramou ... Um verso da canção para colorir, uma canção do acampamento bíblico que eu mesma, assim como muitas outras com quem tenho certeza que cresci.

Nessa música, a cor vermelha representa o sacrifício final que Jesus fez como humano pelo resto da humanidade.



Também é um símbolo do sacrifício no Êxodo, quando os hebreus tiveram que abater um cordeiro e pintar o topo de sua porta com sangue para que o anjo da morte passasse por eles.

Antes de Jesus morrer por nós na cruz, a maneira do Velho Testamento de fazer as coisas envolvia sacrificar o melhor de seu rebanho para expiar seus pecados, então, desta forma, o vermelho é um símbolo da purificação dos pecados antes mesmo do sacrifício final.

planta aranha tóxica para gatos

Uma tradução da palavra hebraica Adão significa ser vermelho, que se refere ao nosso tom de pele. Portanto, podemos ver que o vermelho representa não apenas o sacrifício em várias instâncias, mas também a nossa humanidade, e isso está conectado por meio da vinda de Jesus à terra como humano e do sacrifício na cruz.



Desde aquele sacrifício final, a cor vermelha serve como um símbolo de que não precisamos mais fazer nada além de pedir perdão Àquele que morreu por nós.

Azul e roxo

Azul e roxo são conhecidos por representar os céus e ser um poder de cura.

A razão pela qual eles são conhecidos por representar os céus é que o céu é azul, e sua santidade é ainda apoiada por Êxodo 24:10 onde Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os 70 anciãos de Israel veem Deus caminhar sobre uma pedra de safira, … Como se fosse o corpo do céu em sua clareza.

oração da serenidade sem deus

A cor azul também está associada a poderes de cura de acordo com Lucas 8: 40-48 onde uma mulher com um problema relacionado com sangue tocou a orla da vestimenta de Jesus e ela foi curada.

O azul também é usado em roupas finas na Bíblia em várias ocasiões, geralmente indicando o status de rei ou sacerdote de alto nível. Incluí o azul e o roxo nesta seção, pois eles são sempre usados ​​nos mesmos versículos e / ou contexto. Isso pode ser parcialmente devido ao fato de que a tradução hebraica do azul é tekelets, que também pode significar roxo (veja Ezequiel 26: 3 )

Amarelo

O amarelo na maioria dos casos está associado ao ouro, que representa a soberania de Deus.

Salomão construiu grande parte de seu majestoso templo com isso em mente e revestiu tudo no templo com ouro. 1 Pedro 1: 7 diz o seguinte: ..a genuinidade comprovada de sua fé - de maior valor do que o ouro, que perece embora seja refinado pelo fogo pode resultar em louvor, glória e honra quando Jesus Cristo é revelado.

Como o amarelo também está associado ao fogo, também podemos dizer que representa o processo de purificação. Isso faz sentido em conjunto com o templo sendo feito de ouro, já que um templo foi feito para ser um lugar de pureza.

No livro de Apocalipse, a Nova Jerusalém é referida como uma cidade de ouro puro (observe como o ouro é novamente associado a ser puro). Deuteronômio 4:24 faz referência ao fogo como sendo a presença de Deus ou o próprio Deus.

Este amarelo também é freqüentemente visto brilhando através dos rostos dos anjos e de Jesus, não necessariamente contrastando, mas coincidindo e até coexistindo. As nuvens no céu não seriam brancas se não fosse pela luz do sol refletindo sobre elas, o que pode ser um tanto simbólico de como o manto de Jesus e o manto dos anjos são apresentados como brancos, brilhando através de suas faces celestiais enquanto destacam a pureza do branco no manto.

Verde

Muitas vezes, a primavera é o que vem à mente quando penso em verde. Como o verde é a cor primária da vegetação, considera-se que representa a vida, a restauração, o crescimento e novos começos.

Salmo 1: 3 diz Essa pessoa é como uma árvore plantada junto a riachos de água, que dá seus frutos na estação e cujas folhas não murcham - o que quer que façam, prospera.

O crescimento é frequentemente associado a algo semelhante ao de uma árvore, pois seu crescimento não é apenas muito visível, mas de muitas maneiras, é menos finito do que o crescimento físico das pessoas e mais indicativo do crescimento espiritual que envolve a ramificação e a conexão com coisas e pessoas ao nosso redor; expandindo nosso conhecimento e compreensão de Deus, esta terra e seus habitantes.

A tradicional guirlanda de Natal é tecida em um círculo verde como um símbolo de eternidade, crescimento e vida eterna, o que é muito relevante na época do Natal, pois é a época em que Jesus nasceu, que é aquele que tornou possível para nós alcançar a vida eterna.

o que o número 444 significa

Preto

Ao contrário do branco, que são todas as cores do espectro combinadas, o preto é a ausência de cor.

Representa morte, escuridão, fome, túmulo, luto e tem implicações geralmente sombrias.

A Bíblia nos diz que Deus é luz e quando Satanás foi expulso do céu, ele foi lançado nas trevas, fora da luz de Deus. Portanto, se partimos do princípio de que Deus é luz, a ausência de luz seria a ausência de Deus.

A ausência de Deus permite que todos os tipos de mal existam, e o inferno também é descrito como a ausência de luz. É um símbolo de fome porque para que ocorra a metamorfose, as plantas ou árvores devem ter luz. Os gafanhotos durante as pragas do Egito cobriram a terra em trevas e com essa escuridão veio a destruição de toda a vegetação do Egito.

Branco

Como mencionado anteriormente, o branco representa a luz, que por sua vez representa a justiça por causa de sua pureza.

É uma grande representação de Deus, pois contém todas as cores do espectro da mesma forma que Deus é tudo.

Mateus 17: 2 descreve a aparência de Jesus quando ele leva Pedro, Tiago e seu irmão João ao topo de uma montanha, (…) Seu rosto brilhou como o sol e suas vestes tornaram-se brancas como a luz.

Outros versículos referem-se especificamente à brancura das vestes não apenas de Jesus, mas dos seres celestiais (ver Daniel 7: 9 , Mateus 28: 2-3 , João 20:12 )

A brancura e a aparente pureza dos anjos ajudaram a tornar óbvio que quem quer que eles estivessem procurando ou falando, sabiam que eram seres divinos.

Bronze

Seus ossos são tubos de bronze, seus membros são como barras de ferro.

Jó 40:18

O bronze é frequentemente usado como uma metáfora para força na Bíblia e Jó 40:18 é apenas um exemplo (veja Jó 6:12 , Isaías 48: 4 ) É uma liga forte e era usada para fazer bacias para lavar. Por causa de sua característica geral de força, é usado para descrever uma besta em Daniel 7:19 , mas também para descrever os pés de Jesus em Apocalipse (1:15). Quase sempre é usado na descrição com o ferro, que também é uma liga metálica conhecida por sua resistência.

Conclusão

As cores que são proeminentes na Bíblia ainda são significativas em nossa vida cristã hoje. Eles são uma bela parte do mundo que Deus criou e são parte integrante de nossas tradições cristãs.

filmes cristãos negros grátis

As cores continuam a nos servir diariamente como lembretes de quem e o que Jesus é. Quando consideramos o que as cores representam no sentido bíblico, podemos começar a ver Jesus em tudo.

Após o grande dilúvio, todas as cores são representadas em um arco-íris (Gênesis 9:13). O arco-íris é um símbolo da aliança que Deus fez conosco de nunca enviar outro dilúvio como aquele novamente. A beleza desta mensagem é retransmitida para nós cada vez que experimentamos uma tempestade agora e a bela poesia dela é todo o espectro refratado da luz branca, que também representa Sua glória.

Assim como a luz de Jesus funciona para destacar a brancura do manto ou como a luz do sol brilha através da névoa ou após o dilúvio, Jesus pode usar sua luz para brilhar através de nós.

Artigos Interessantes