Por que Ringo Starr preferia tocar as músicas de John Lennon do que as de Paul McCartney

John Lennon e Paul McCartney foram os dois principais compositores dos Beatles, cada um contribuindo com um grande catálogo de canções para o repertório da banda. Embora ambos fossem extremamente talentosos, seus estilos de escrita diferiam muito. Lennon era conhecido por sua abordagem mais avant-garde e experimental, enquanto McCartney tendia a escrever canções pop mais tradicionais. Essa diferença de estilo é uma das razões pelas quais Ringo Starr preferiu tocar as músicas de Lennon do que as de McCartney. As canções de Lennon costumavam ser mais desafiadoras de tocar e exigiam um nível mais alto de musicalidade. Isso foi algo em que Starr prosperou, e ele rapidamente se tornou um dos bateristas mais habilidosos do rock. As canções de McCartney, embora ainda muito boas, não eram tão desafiadoras ou interessantes de tocar do ponto de vista do baterista. Starr também sentiu uma conexão mais próxima com Lennon como compositor e descobriu que suas letras eram mais identificáveis. Embora existam muitas razões pelas quais Ringo Starr prefere tocar as músicas de John Lennon em vez de Paul McCartney, no final das contas, tudo se resumia à preferência pessoal. Ele gostou do desafio do material de Lennon e se relacionou mais com ele como compositor. Isso tornou a experiência muito mais agradável e gratificante ao se apresentar ao vivo.

Ao contrário do resto do Fab Four, Ringo Starr nunca sofreu uma queda significativa de longo prazo com qualquer um de seus ex-companheiros de banda dos Beatles após sua separação em 1970. Isso significava que Paul McCartney, George Harrison e John Lennon recrutaram Starr para tocar em seu material solo.

última foto pam courson

Muitas vezes deixa Ringo no meio de muitas confusões envolvendo a banda. Estar dividido entre duas ou três forças opostas pode ser difícil de suportar para qualquer um. Desde então, Starr revelou que havia um membro da banda que ele preferia tocar do que qualquer outro - John Lennon.

Os dois mantinham um vínculo forte que nunca havia dúvidas, após a separação do The Fab Four, o sucesso que Starr teve em sua carreira solo deixou Lennon imensamente feliz. O Beatle de óculos estava inicialmente ansioso sobre como Ringo Starr se sairia fora da bolha dos Beatles por ele não ser um compositor natural.

Na última entrevista de Lennon para a TV em 1975, ele falou sobre o orgulho que tinha em ver o sucesso de Ringo e revelou: Estou muito feliz por sucesso de ringo porque sempre dizia que Ringo era burro, mas ele não é burro. Ele simplesmente não tinha tanta habilidade para escrever e não era conhecido por escrever seu próprio material.

Acrescentando: houve um pouco de preocupação, embora ele possa fazer filmes e faça filmes e seja bom nisso, mas como seria sua carreira de gravador? E, em geral, provavelmente é melhor que o meu, na verdade, acrescentou ele com uma risada autodepreciativa.

influências de thom york

Em The Beatles' Antologia , Ringo falou sobre como os dois lados da parceria Lennon-McCartney começaram a vacilar e seguir caminhos separados no final dos anos 60, ele afirmou que: Até então era Lennon ou McCartney. Foi até cerca de 80% de canções escritas separadamente. É uma situação triste para a maior banda do planeta, mas aparentemente necessária para garantir o sucesso do grupo.

As sessões da banda costumavam ser conduzidas de forma singular no final de sua carreira juntos, com a ideia de todos os quatro Beatles em uma sala geralmente levando a uma espécie de desacordo. Isso significava que o baterista frequentemente completava as sessões sozinho. Ainda assim, Ringo poderia dizer inatamente quem era o cérebro por trás de cada faixa imediatamente, acrescentando: Eu poderia dizer quais eram as músicas de John, sempre preferi tocá-las - elas sempre tinham um pouco mais de rock 'n' roll nelas.

'Rain' é a música favorita dos Beatles de Ringo, que é uma faixa clássica de Lennon que, além de 'Helter Skelter', era um estilo que McCartney evitou e deixou Lennon se encarregar desse lado da produção da banda. A afinidade que Starr tem com seu ex-colega de banda e amigo próximo ainda é algo que ele discute longamente hoje, com ele ainda conseguindo encontrar inspiração em Lennon em seu último lançamento em 2019. Qual é o meu nome .

Ele falou comovente com Dave Grohl sobre o ano passado, afirmando: O interessante é que esse cara Jack Douglas, o produtor, trouxe essa faixa de John para mim ['Grow Old With Me', das demos de Lennon de 1980 'Bermuda Tapes'] apenas este ano; eu nunca tinha ouvido falar. Então ele ainda está na minha vida. E assim está no novo álbum. Mas por que ele me deu este CD é [porque] no começo, John diz: 'Oh, isso seria ótimo para Richard Starkey'.

melhores filmes de família cristã

Starr acrescentou de forma pungente: Eu fico bem toda vez que penso [sobre isso] - ele está falando sobre mim. Ele diz [imita Lennon], 'Ei, Ringo, isso seria ótimo para você'. E eu não posso evitar. [Ele engasga.] Estou emocionado agora pensando nele 40 anos atrás falando sobre mim em sua fita e pensando em mim.

Isso torna os momentos finais da banda ainda mais difíceis de aceitar: nós quatro éramos grandes amigos com alguns problemas paralelos. E foi longe. Enfim, eu não sabia como agir. E então voltei para Los Angeles e sofri, e então, é claro, você sempre passa pelo luto.

Ouça ‘Rain’ abaixo, que resume perfeitamente porque Ringo adorava tocar com John tão carinhosamente.

Fonte: Folha de dicas