O trágico fim de Phil Lynott, do Thin Lizzy

Em 4 de janeiro de 1986, o mundo ficou chocado com a morte repentina e inesperada do roqueiro irlandês Phil Lynott. O músico de 36 anos foi membro da banda de enorme sucesso Thin Lizzy e foi considerado um dos baixistas e compositores mais talentosos de sua geração. A morte prematura de Lynott ocorreu como resultado de uma insuficiência cardíaca causada por anos de uso pesado de drogas. Como vocalista do Thin Lizzy, Lynott era conhecido por sua presença de palco dinâmica e personalidade carismática. Ele também era um compositor talentoso, escrevendo clássicos como “The Boys Are Back in Town” e “Whiskey in the Jar”. Fora do Thin Lizzy, Lynott também teve uma carreira solo de sucesso e colaborou com alguns dos maiores nomes da música, incluindo Eric Clapton e Mark Knopfler. A morte de Lynott chocou o mundo da música e deixou os fãs arrasados. Sua perda foi especialmente sentida em sua terra natal, a Irlanda, onde foi aclamado como um herói nacional. Até hoje, a lenda de Lynott continua viva por meio de sua música e dos muitos artistas que foram influenciados por seu trabalho.

Phil Lynott foi o primeiro irlandês negro a atingir o auge do sucesso musical significativo, mesmo que por um breve período. Ele começou seu time dos sonhos, Thin Lizzy, no final de 1969 com seu amigo de infância e baterista oficial da banda, Brian Downey. O restante dos membros foi embaralhado continuamente ao longo de sua jornada. Baixista, vocalista principal e compositor, Lynott foi a luz guia da banda que conseguiu produzir clássicos esgotados como 'Whiskey in the Jar', 'Jailbreak', 'The Boys Are Back in Town' e assim por diante.

No entanto, Lynott não conseguiu saborear o sabor do sucesso quando a chama de sua vida foi apagada por um vento mortal em 1986, aos 36 anos. Lynott tinha uma reputação crescente devido ao abuso persistente de drogas e álcool, e isso estava ficando fora de controle. No entanto, Gerry Greg, o diretor do documentário Phil Lynott: Segredos na Cidade Velha , afirmou que havia sinais precoces da fragilidade de Lynott que o empurraram ladeira abaixo.

Relembrando as filmagens do documentário, Greg disse , O local mais difícil foi a ponte Ha'Penny e essa foi a primeira. Deveríamos chegar lá de manhã cedo, por volta das 8h. Chegamos lá e esperamos por Phil e esperamos e esperamos... de qualquer maneira ele chegou. Ele tinha um saco de papel pardo e o tirava regularmente. Acho que foi uma das razões pelas quais ele perdeu sua localização na ponte.

A luta constante de Lynott para aceitar sua solidão foi um aspecto crucial que o levou ao vício em heroína. Lynott cresceu na Irlanda com seus avós enquanto sua mãe estava fora, embora em contato, na Grã-Bretanha e seu pai uma figura ausente. Thin Lizzy, que significava tanto para ele quanto uma família, separou-se em 1983 devido a diferenças de opinião. Isso foi seguido pelo divórcio de Lynott com sua esposa Caroline Crowther em 1984 devido a seus problemas de dependência, tirando suas amadas filhas dele e deixando-o sozinho mais uma vez.

Para lidar com sua dor e agonia, Lynott formou uma nova família, uma banda chamada Grand Slam. O grupo foi malfadado desde o início. Repleto de fracionamento frequente e uma série de canções medianas, nenhuma gravadora quis contratá-los devido à dependência de drogas.

Este não foi o fim; ainda havia golpes severos por vir. Após o triunfo fugaz depois de trabalhar com Gary Moore em seu single 'Out in the Fields', o empresário de Lynott, Chris, deixou Lynott apenas para investir seu dinheiro no então novo projeto do Grand Slam.

Phil Lynott e Thin Lizzy, 1983. (Crédito: Harry Potts)

Lynott, como uma criança esperançosa, continuou a sonhar em trazer Thin Lizzy de volta. Essa possibilidade tentadora estava prestes a se concretizar durante o concerto Live Aid de 1985 organizado por Geldof e Midge Ure, que eram amigos de Lynott. Um dos maiores eventos da história da música, o show falhou com Lynott ao promover a banda irlandesa U2 em vez de Thin Lizzy.

Darren Wharton, ex-membro do Thin Lizzy, comentou sobre a decepção que Lynott enfrentou, dizendo : Foi uma decisão trágica. Poderia ser uma recuperação para Phil, que estava tendo problemas com drogas. Apesar dos problemas, ele pode estar bem para o show. Acho que Phil nunca perdoou Bob e Midge por isso.

Acreditando que a música é sua única terapia, Lynott descartou outras formas de ajuda e embarcou em sua carreira solo. No entanto, nessa época, Lynott perdeu todo o controle sobre seu corpo e permitiu que a heroína assumisse o controle. Seu show solo na Espanha foi um desastre, seguido por seu último single igualmente desastroso, 'Nineteen'.

Lynott se sentiu tão traído pelo mundo que se trancou em sua casa em Richmond até a hora de sua morte. Nesse ponto, a mãe de Lynott, Philomela, soube do vício de seu filho. Seu esforço constante para ajudá-lo na fase escura falhou quando Lynott adquiriu e consumiu drogas desafiando a presença e os protestos de sua mãe. Durante o Natal de 1986, Lynott foi abrir presentes com suas filhas após ingerir uma dose considerável de heroína. Ele desmaiou no meio da atividade e foi levado às pressas para o hospital por seus familiares mortificados. Depois de ser diagnosticado com septicemia, Lynott lutou contra a vida por dez dias antes de sucumbir à morte no dia 4 de janeiro. A causa da morte foi atestada como insuficiência cardíaca devido a pneumonia e infecção em outros órgãos, tudo agravado pelo uso de álcool e drogas.

É estranho como a solidão e a necessidade de companhia afetam um indivíduo. Talvez se diga com razão que os seres humanos são animais sociais. Partindo muito cedo, Phil Lynott não descreve nada como uma verdade miserável.