Versos da Bíblia sobre tatuagens

Descubra O Seu Número De Anjo

Na sociedade moderna, onde a arte corporal é vista como uma forma de identidade e expressão, as tatuagens se tornaram um tema importante e popular para os ministérios da juventude. Alguns cristãos mais velhos ainda têm um ponto de vista tradicional de que tatuagens são pecaminosas, enquanto os jovens - mesmo aqueles criados na igreja - têm uma opinião muito diferente sobre tinta.



Mas todas as tatuagens são ruins? Irei para o inferno se conseguir um, dois ou três?



Como um livro antigo, a Bíblia não aborda a forma de arte corporal comumente usada hoje. No entanto, fornece uma base bíblica para examinarmos de perto como os cristãos devem abordar o assunto.

Deixe-me começar oferecendo minha humilde OPINIÃO. Não acredito que as tatuagens sejam necessariamente pecaminosas. Na verdade, escrevemos uma postagem no blog destacando algumas tatuagens incríveis com tema cristão. No entanto, sua intenção de fazer uma tatuagem pode estar enraizada no pecado.

Existem muitas culturas tribais em todo o mundo que incorporam tinta corporal por várias razões culturais. Por exemplo, arte corporal e branding são freqüentemente usados ​​para identificar patentes tribais. Algumas culturas usam arte corporal e pintura para marcar relacionamentos familiares. Ainda, outros usam marcações corporais para demarcar bravura e maturidade da mesma forma que os militares concedem medalhas de honra. Certamente não queremos condenar essas culturas ao inferno simplesmente porque elas não aderem às nossas formas de cultura cristã, queremos?



Ao considerarmos como devemos abordar o assunto como cristãos, devemos permanecer solidários e tentar compreender as diferenças culturais ao ensinarmos a palavra de Deus.

Versos da Bíblia sobre tatuagens

Levítico 19:28 diz: Não corte seus corpos para os mortos ou coloque marcas de tatuagem em si mesmo. Eu sou o Senhor. Uma interpretação moderna deste texto claramente incluiria tatuagens como crânios de lembranças de nossos entes queridos falecidos, mas muitas vezes as pessoas fazem tatuagens para expressar amor pelos vivos. Por exemplo, todos nós provavelmente conhecemos uma mãe ou pai amoroso que fez uma tatuagem de um filho recém-nascido como uma expressão de amor. Nesses casos, as palavras da escritura não se aplicam.

Além disso, reconhecendo que Deus conhece os verdadeiros desejos de nossos corações, devemos julgar aqueles que derivam alegria e felicidade de um retrato de um ente querido memorizado em sua pele? O assunto se torna ainda mais complicado quando consideramos que a tecnologia moderna ainda oferece a opção de remover completamente as tatuagens; uma opção que simplesmente não existia nos tempos do antigo testamento.



Vamos dar uma olhada em mais alguns versículos da Bíblia para informar nossa perspectiva.

Não sabeis que os vossos corpos são templos do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus? Você não é seu;vintevocê foi comprado por um preço. Portanto, honrem a Deus com seus corpos.

1 Coríntios 6: 19-20 Nova Versão Internacional (NIV)

Portanto, eu exorto vocês, irmãos e irmãs, em vista da misericórdia de Deus, para oferecer seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - esta é a sua adoração verdadeira e adequada.

Romanos 12: 1 Nova Versão Internacional (NIV)

Você não sabe que você mesmo é o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em seu meio?

1 Coríntios 3:16 Nova Versão Internacional (NIV)

Então eles gritaram mais alto e se cortaram com espadas e lanças, como era seu costume, até que seu sangue fluísse.

1 Reis 18:28 Nova Versão Internacional (NIV)

Você não pode beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios também; você não pode ter uma parte tanto na mesa do Senhor quanto na mesa dos demônios.

1 Coríntios 10:21 Nova Versão Internacional (NIV)
https://www.instagram.com/p/B1b-DW1HeF9/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

As tatuagens cristãs honram a Deus?

Muitas pessoas vêem a arte corporal com tema cristão como uma expressão externa do que sentem em seus corações. Assim como uma camiseta religiosa pode transmitir uma mensagem de fé e cristianismo, uma tatuagem baseada na fé pode transmitir uma mensagem semelhante para um público social diferente.

Vamos ser reais por um momento. Fazer uma tatuagem é uma decisão importante e a maioria das pessoas leva isso em consideração antes de fazer uma. Se alguém coloca uma cruz em seu braço, é seguro presumir que eles querem que os outros saibam que eles são seguidores de Cristo. Eles estão profanando seus corpos ou os oferecendo como um sacrifício vivo? Sua resposta depende de SUA percepção.

Honrar a Deus é uma emoção sincera que pode ser expressa externamente, mas o verdadeiro sentimento vem de dentro. A maneira como escolhemos expressar essa honra pode variar amplamente com base em nossa experiência de vida pessoal. Da mesma forma que nunca julgaria o elogio de alguém, me abstenho de julgar a expressão de amor de outras pessoas por Deus.

Assim como muitos pregadores interpretam a palavra de Deus de maneira diferente e a expressam em seus sermões, nossa jornada cristã é um assunto individual e devemos dar aos outros espaço para adorar a Deus à sua própria maneira. Porque? Porque só Deus conhece verdadeiramente seu coração e seu relacionamento com Deus é PESSOAL.

Quando eu era um menino crescendo na igreja, sempre ouvia o pastor dizer: O homem olha para fora, mas Deus conhece o coração. Eu ainda acredito nisso.

Vejamos mais alguns versículos.

Você não deve adorar o Senhor seu Deus à maneira deles.

mãe john lennon letras
Deuteronômio 12: 4 Nova Versão Internacional (NIV)

Você não deve viver de acordo com os costumes das nações que vou expulsar antes de você. Porque eles fizeram todas essas coisas, eu os abominava.

Levítico 20:23 Nova Versão Internacional (NIV)

Todos os caminhos de uma pessoa parecem puros para ela, mas os motivos são avaliados pelo Senhor.

Provérbios 16: 2 Nova Versão Internacional (NIV)

Também quero que as mulheres se vistam com recato, com decência e propriedade, adornando-se, não com penteados elaborados ou ouro ou pérolas ou roupas caras,

1 Timóteo 2: 9 Nova Versão Internacional (NIV)

Uma tatuagem é um pecado?

A pergunta mais frequente que ouço sobre esse assunto é A tatuagem é pecado? Sempre respondo reconhecendo que o pecado se origina no coração. Se uma tatuagem é um pecado depende dos motivos de cada indivíduo. Muitos cristãos cometem o erro de atribuir pecados a outros enquanto desculpam suas próprias ações. É exatamente por isso que devemos deixar o julgamento para Deus.

Se estudarmos a vida de Jesus Cristo na Terra, veremos que Jesus encontrou muitas pessoas que podemos julgar como pecadoras. Mesmo assim, Jesus mostrou amor e compaixão a todos eles. Se nossa intenção é ser semelhante a Cristo, devemos estender essa mesma compaixão àqueles que podem interpretar sua jornada cristã de maneiras diferentes das nossas.

A tatuagem é pecado? Somente se suas intenções forem de natureza pecaminosa. Se suas intenções forem de natureza amorosa, isso pode ser visto como um ato de amor. Se suas intenções forem de natureza desafiadora, isso pode ser visto como um ato de desafio, o que é pecaminoso. Antes de fazer uma tatuagem, observe profundamente dentro de si mesmo e faça as perguntas difíceis. Suas respostas revelarão seus motivos.

Não se conforme com o padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus - sua boa, agradável e perfeita vontade.

Romanos 12: 2 Nova Versão Internacional (NIV)

e para se revestir do novo eu, criado para ser como Deus em verdadeira justiça e santidade.

Efésios 4:24 Nova Versão Internacional (NIV)

Como filhos obedientes, não se conformem com os desejos malignos que tinham quando viviam na ignorância. Mas assim como aquele que o chamou é santo, seja santo em tudo o que fizer;

1 Pedro 1: 14-15 Nova Versão Internacional (NIV)

Jesus fez uma tatuagem?

Algumas pessoas cometem o erro de interpretar mal as escrituras para indicar que Jesus tinha uma tatuagem na coxa. Isto é falso. Embora o Antigo Testamento fale de marcas corporais, não há nada na Bíblia que indique que Jesus se envolveu nesses atos. É mais provável que Jesus tivesse o Rei dos Reis costurado em suas vestes.

Em seu manto e em sua coxa ele tem este nome escrito:

Apocalipse 19:16 Nova Versão Internacional (NIV)

Não pense que vim abolir a Lei ou os Profetas; Não vim aboli-los, mas cumpri-los.

Mateus 5:17 Nova Versão Internacional (NIV)

Cristãos não devem julgar pessoas com tatuagens

Uma das maiores desculpas que as pessoas usam para ficar longe da igreja é o julgamento que recebem dos cristãos. Embora defendamos os padrões estabelecidos na Bíblia, é fundamental para um discipulado eficaz que evitemos nosso julgamento pessoal dos outros e os abordemos com amor.

Em Jeremias 31: 3, Jesus diz: Eu te amei com um amor eterno;
Eu te atraí com uma bondade infalível. Este é o mesmo amor que devemos estender àqueles que podem interpretar a escritura de maneira diferente de nós.

Pare de julgar por meras aparências, mas julgue corretamente.

João 7:24 Nova Versão Internacional (NIV)

Mas o Senhor disse a Samuel: Não leve em consideração sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas para as quais as pessoas olham. As pessoas olham para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração.

1 Samuel 16: 7 Nova Versão Internacional (NIV)

Conclusão

Se as tatuagens nos impedissem de entrar no Reino dos Céus, não haveria necessidade de os cristãos estenderem a mão para aqueles que têm tatuagens. Mas esse claramente não é o jeito de Deus. Jesus encontrou inúmeras pessoas com caminhos pecaminosos, mas Ele estendeu graça e misericórdia. Da mesma forma, os cristãos devem fazer o mesmo.

Se aqueles com tatuagens ainda são elegíveis para a salvação, fazer uma tatuagem não o impedirá de viver uma vida cristã. Olhe para dentro de você e certifique-se de que seus motivos são puros. Busque o Senhor para orientação espiritual e mantenha suas intenções focadas em Deus.

Existem pregadores, missionários, evangelistas e homens e mulheres poderosos de Deus que têm tatuagens. Só porque não vemos as tatuagens, não significa que elas não existam. No entanto, a existência de tinta não os impede de fazer o trabalho do reino. Portanto, tudo se resume à percepção e opinião. Mais importante, tudo se resume ao seu coração e ao seu relacionamento pessoal com Deus.

Sua tinta pode ser o catalisador que desencadeia uma conversa sobre Deus. Sua tatuagem pode ser uma ferramenta que atrai alguém a Jesus Cristo. Entenda que as opiniões dos outros são apenas isso: opiniões. Da mesma forma, o que escrevi aqui são minhas opiniões. Tenho tatuagens e sou uma crente que ama a Deus.

Descubra O Seu Número De Anjo

Veja Também: