A maneira mais fácil de testar o pH do solo e alterá-lo

O solo muito ácido ou muito alcalino pode criar um ambiente desafiador para o crescimento das plantações. Aqui está a maneira mais fácil de testar o pH do solo e corrigi-lo organicamente usando cal, composto e outras alterações não tóxicas do solo.

Uma das últimas coisas em que você pode pensar em seu jardim comestível é testar o pH do solo. Geralmente medido em uma escala de 3 a 10, o pH do solo, ou 'Potencial de Hidrogênio', informa o quão ácido ou alcalino é. A razão pela qual você deve ficar de olho nisso é que, se o pH do solo estiver desequilibrado, há uma grande chance de que suas plantas tenham problemas.

Felizmente, descobri a maneira mais fácil de testar o pH do solo e posso recomendar coisas que você pode fazer para tornar o solo mais propício para as hortas. Você pode testar o pH do solo em qualquer época do ano, mas o outono pode ser a melhor época. Isso lhe dará durante o inverno para corrigir o pH do solo antes do início da nova estação de crescimento.

A maneira mais fácil de testar o pH do solo

Ao longo dos anos, recolhi e adicionei muito estrume e composto ao solo do meu jardim. Ambos ajudam a melhorar a drenagem e a estrutura do meu solo argiloso e ajudam a criar um meio nutritivo para os organismos e plantas do solo crescerem. Ainda assim, eu me perguntei se o esterco tornou meu solo mais ácido ao longo do tempo, então investi em um novo medidor de pH . É tão fácil de usar! Você literalmente empurra as pontas para baixo no solo e a tela na frente informa o pH do solo. Felizmente, o meu era um 7 neutro, então não terei que corrigir com limão de jardim como já fiz no passado.

Meu novo testador de pH do solo pode dar leituras instantâneas

Kit Tradicional de pH do Solo

Quando comecei minha primeira horta há mais de sete anos, era uma lousa em branco - literalmente um retângulo de grama contornado por barbante azul. A primeira coisa que eu queria fazer era cortar aquele gramado e preparar o terreno para o plantio imediato. Visões de milho doce, alcachofras e morangos me estimularam.

Foi apenas na metade do caminho para cavar que decidi testar a acidez do solo. Era argila, o que geralmente significa ácido, mas eu não sabia quanto. Para saber, comprei um kit de pH tradicional que inclui tubos de ensaio e uma solução química para misturar com o solo. Depois de mexer no campo consegui colocar a terra dentro do tubo junto com o líquido e o pó. O resultado final foi um pH de 5,5. Ácido, mas não excessivamente, e alterações simples podem adoçá-lo com relativa rapidez.

Um kit tradicional de pH do solo com tubos de ensaio e várias soluções. A cor final informa o pH do solo.

Solo Desequilibrado = Deficiência de Nutrientes

O problema com o solo que tem um pH de 3-5 é que dificulta a absorção de nutrientes pelas plantas. Quanto mais ácido o solo, mais as plantas lutam para obter o nitrogênio, fósforo e potássio de que precisam. Pode estar no solo, mas o pH afeta a facilidade com que as plantas podem absorvê-lo. Se não conseguirem absorvê-lo, podem enfraquecer e até morrer por deficiência de nutrientes. O mesmo pode acontecer com o solo muito alcalino (pH 8,5-10). Você descobrirá que são principalmente solos calcários que se enquadram nessa categoria.

O composto ajuda solos ácidos e alcalinos

Alterações orgânicas para tornar o solo mais alcalino

Os horticultores visam que o solo esteja entre 6 e 7. Se não estiver na zona de Cachinhos Dourados, a alteração do pH pode ser feita organicamente adicionando limão de jardim , cinza de madeira ou composto de cogumelos para aumentar o pH - todos os três o tornam mais alcalino. Você também pode adicionar enxofre para diminuir o pH e tornar o solo mais ácido. Se o esterco não for totalmente compostado, ele também pode acidificar o solo do jardim, mas pode ser muito inóspito para o crescimento de plantas jovens. O estrume fresco contém tipos de sais que são decompostos no processo de compostagem. Sem ser compostado (envelhecido) primeiro, o estrume pode queimar as plantas jovens.

Lembre-se de que é muito mais fácil “adoçar” o solo do que acidificá-lo. A maneira mais comum de aumentar o pH é adicionar punhados de limão de jardim para o seu solo no outono. Durante o inverno, ele se decompõe e, gradualmente, o pH do solo aumentará. Você também pode adicionar composto de jardim e esterco bem apodrecido em solo ácido para ajudar a quebrá-lo e estabilizar o pH. Não importa o seu tipo de solo, é sempre uma boa ideia cobrir o solo pelo menos uma vez por ano com composto.

Alterações orgânicas para tornar o solo mais ácido

Enxofre finamente moído é usado para tornar o solo alcalino mais ácido. A maneira como funciona é que os organismos do solo convertem o enxofre original em ácido sulfúrico, diminuindo assim o pH. Parece um pouco estranho, mas este método é o menos prejudicial para as plantas de acordo com o direito .

O enxofre pode levar semanas para ver os resultados iniciais e, na verdade, faz parte de uma solução de longo prazo. Enquanto isso, o calcário no solo naturalmente alcalino se decompõe continuamente e torna o solo alcalino. Isso significa que você terá um trabalho constante para adicionar correções para evitar que volte a ser alcalino. As alterações incluem enxofre, mas também composto de jardim e esterco bem apodrecido.

Cultive plantas que gostam de ácidos ou alcalinas

A outra opção que você tem é cultivar plantas que amam seu solo como ele é. Mirtilos e cranberries adoram solo ácido, assim como framboesas e batatas. Se você tem solo alcalino, também há vegetais para você. Espargos, pepinos e morangos alpinos prosperarão em um solo que outras plantas comestíveis não gostarão. Aprender a cultivar o que há de melhor em sua região e jardim específicos é uma das melhores maneiras de ser um jardineiro de sucesso! Aqui está mais inspiração sobre maneiras de criar uma horta orgânica produtiva: