Faça esta receita tradicional de arbusto de rum como um contrabandista vitoriano

Como fazer arbusto de rum tradicional usando frutas cítricas, gengibre e rum escuro. Shrub é um licor de rum vitoriano que é delicioso tomado puro ou usado para fazer coquetéis doces.

Algumas semanas atrás, uma amiga me deu um pequeno frasco com um líquido de cor âmbar que ela chamou de 'Arbusto'. Para mim, parecia um pouco mortal e, para ser honesto, eu estava com medo de sentir o cheiro e muito menos prová-lo. Imagine minha surpresa quando, poucos dias depois, apertei a tampa para descobrir o doce aroma de rum adoçado com açúcar, frutas cítricas e especiarias. O licor incomum tinha a consistência de um xarope açucarado e tinha gosto de algo que as damas vitorianas teriam bebido depois do jantar. Estava preso.

Acontece que Shrub é uma categoria inteira de licor à base de rum com uma história bastante ilustre. Nos dias de contrabando e contrabando, barris de rum costumavam ser afundados em portos na costa sul da Inglaterra apenas para serem puxados de volta quando a costa estava limpa.

Infelizmente, a permanência do licor no mar deixou-o com um sabor salobro devido a pequenas quantidades de água salgada que se infiltraram pelas juntas dos barris. Em vez de jogar tudo fora, algum gênio esquecido descobriu como o salgado poderia ser disfarçado com açúcar e especiarias para torná-lo saboroso e, mais importante, vendável.

Receita de Arbusto de Rum Tradicional

Desde então, o arbusto de rum tornou-se famoso como a bebida feita por Phillips de Bristol, que infelizmente foi descontinuada. Tem sido uma bebida tradicional em lugares como a Cornualha, onde é servido com ainda mais rum. Também foi redescoberto pelos bares da moda, onde seu intenso sabor doce está sendo usado para complementar drinks e coquetéis.

Embora eu não possa ter certeza absoluta de quais ervas e especiarias são usadas no produto genuíno, dei uma olhada nas receitas tradicionais de arbustos, dei um palpite e criei uma bebida semelhante e deliciosa. Doce, mas não enjoativamente doce, o sabor frutado de laranjas e limões e as ricas especiarias outonais surgem lindamente. Minha versão também é um pouco mais embriagada do que a original, então é possível comê-la pura sem ser dominada pela doçura.

Receita de Arbusto de Rum Tradicional

Faz aprox. 1,5 L

Dia um
1 litro de rum escuro jamaicano
3/4 xícara de suco de laranja espremido na hora
1/8 xícara de suco de limão espremido na hora
Raspas de um limão
raspa de uma laranja
1,5″ pedaço de gengibre, fatiado
1 pau de canela
1/8 colher de chá de noz-moscada ralada
8 cravos

Após o período de infusão
2 colheres de sopa de mel
1 garrafa (750ml) de vinho branco
400g de açúcar granulado branco

Infundir o rum com especiarias e frutas cítricas

Para fazer arbusto de rum, pegue todos os ingredientes listados no 'Primeiro dia' e coloque-os em uma jarra de vidro. Guarde o frasco em um local escuro por uma semana inteira tirando-o uma vez por dia para dar uma sacudida suave.

Nota do suco: As quantidades de suco são as que obtive ao espremer a laranja e o limão depois de raspá-los. Como as frutas diferem em tamanho e quantidades de suco, certifique-se de medir seu próprio suco para manter a consistência.

Nota de Zest: Se você não tem certeza do que é o entusiasmo, postei uma foto acima para mostrá-lo como a casca finamente ralada de frutas cítricas que exclui o caroço branco amargo. Eu tenho uma ferramenta para raspar que uso o tempo todo (foto acima ao lado do limão), mas também é possível usar um ralador de queijo para fazer o trabalho.

Nota de especiarias: É importante usar especiarias inteiras em vez de suas versões em pó, porque você deseja que seu licor fique o mais claro possível. É mais difícil filtrar os temperos em pó do que os inteiros, mas se você só tem pós e não se importa com a opacidade, vá em frente e use-os.

Após o tempo de infusão de uma semana

Passo 2. Coe o líquido através de uma musselina ou um saco de gelatina pelo menos duas vezes, se não três vezes. Seu objetivo é remover o máximo possível de 'bits'. Deixe o líquido filtrado final em uma jarra por pelo menos algumas horas e, de preferência, durante a noite. Se você tiver uma jarra com bico, como o infusor de chá que uso, facilitará a etapa final.

Etapa 3. Coloque a garrafa inteira de vinho branco em uma panela e aqueça em fogo baixo até que o vinho esteja morno. Não deixe ferver ou você perderá álcool com o calor e a evaporação. Quando estiver morno, retire o vinho do lume e junte o mel e o açúcar até que se dissolva completamente. Deixe o vinho esfriar até a temperatura ambiente.

Vinho Nota: Usei um Chardonnay barato nesta receita, mas provavelmente qualquer vinho branco com sabor leve serve.

Passo 4. Despeje delicadamente o rum infundido no vinho açucarado, deixando o máximo possível do sedimento no recipiente. Embora não seja prejudicial, este resíduo de frutas e especiarias será desagradável e pode turvar seu licor.

Passo 5. Despeje seu Shrub em frascos limpos e esterilizados, guarde-os em um local escuro e deixe-os amadurecer por uma semana antes de servir. Esta semana ajuda a limpar o álcool, mas também suaviza o sabor, mas se você não pode esperar tanto tempo, vá em frente e coma uma amostra sorrateira. Devido ao suco fresco usado nesta receita, tente usar o álcool final dentro de quatro a seis semanas. A refrigeração também ajudará a prolongar a vida útil.

Receitas de Licor Caseiro

Arbusto de rum não é o único deleite alcoólico que você pode preparar em casa. Aqui estão ainda mais receitas de licores caseiros que você pode fazer de maneira fácil e barata: