Os comentários de Kurt Cobain sobre estupro nos anos 90 ainda são tão importantes agora

Os comentários de Kurt Cobain sobre estupro nos anos 90 ainda são muito importantes agora. Em uma entrevista de 1994, perguntaram a Cobain sobre sua música 'Rape Me', e ele respondeu com alguns comentários poderosos sobre como o estupro é 'uma coisa tão comum'. Ele continuou dizendo que 'a maioria das mulheres já passou por isso em um ponto ou outro' e que é 'uma experiência muito traumatizante'. As palavras de Cobain são tão relevantes hoje quanto eram nos anos 90. Com o recente aumento da conscientização sobre agressão e assédio sexual, seus comentários assumem um novo significado. Cobain estava à frente de seu tempo ao entender a prevalência do estupro e seu impacto nas mulheres. Suas palavras podem ajudar a aumentar a conscientização sobre essa importante questão e ajudar a garantir que mais sobreviventes se sintam capacitados para falar.

Kurt Cobain é um dos maiores ícones do rock 'n' roll de todos os tempos - e por boas razões. O Nirvana não apenas mudou o mundo da música para sempre, mas Cobain também era um cara brilhante que era apaixonado pelo feminismo entre outras causas de direitos civis.

Isso tornaria Cobain querido por faixas de jovens insatisfeitos e afirmaria sua posição além de um mero astro do rock para um ícone genuíno. Abaixo, damos uma olhada em alguns comentários que Cobain fez sobre estupro que ainda parecem tão pertinentes hoje.

Em entrevista com NME em 1991, Cobain explicou seus pensamentos sobre como ele acreditava que a sociedade deveria olhar para eliminar a agressão sexual e o estupro. Um dos fatores mais importantes na erradicação da agressão sexual, ele acreditava, era educar os homens sobre o estupro.

O músico falou sobre uma amiga que começou a frequentar aulas de autodefesa contra estupro, ele disse: Ela olhou pela janela e viu um campo de futebol cheio de meninos e pensou que essas são as pessoas que realmente deveriam estar nesta aula.

A agressão sexual foi o tema da música 'Rape Me' do Nirvana, do álbum No utero , que foi a tentativa de Cobain de escrever um hino anti-estupro. Ele explicou o significado por trás da faixa para Spin: É como se ela estivesse dizendo: 'Me estupre, vá em frente, me estupre, me bata. Você nunca vai me matar. Vou sobreviver a isso e vou estuprar você um dia desses e você nem vai saber.'

O assunto volta à tona na faixa ‘Polly’ do Não importa embora a mensagem da faixa tenha se perdido para muitos. No entanto, a banda esclareceu a intenção da música nesse mesmo 1991 reportagem de capa da NME pelo baixista do Nirvana, Krist Novoselic. Ele disse: É sobre uma jovem que foi sequestrada, o cara a levou em sua van. A torturou. A estuprou. A única chance que ela tinha de fugir era ir até ele e convencê-lo a desamarrá-la. Foi o que ela fez e fugiu. Você pode imaginar quanta força isso levou?

Alguns anos depois, em uma entrevista de 1993, Cobain aprofundou sua paixão pela igualdade para as mulheres: não consegui encontrar nenhum amigo (na escola), amigos do sexo masculino com quem me sentisse compatível, acabei saindo muito com as meninas. Eu sempre senti que eles não eram tratados com respeito. Até porque as mulheres são totalmente oprimidas.

Essa foi uma postura ousada a ser adotada no início dos anos 90, quando músicos e políticos não estavam tão alinhados quanto hoje, o que mostra como Cobain estava à frente de seu tempo e como ele não era apenas um pioneiro por causa de sua música, mas por causa de sua atitude refrescante em relação a como a sociedade deve funcionar.