Passo a passo: como tecer uma cesta de salgueiro

Os ramos flexíveis do salgueiro prestam-se lindamente à cestaria, uma arte funcional atemporal. Este artigo fornece um tutorial abrangente sobre como fazer uma cesta de salgueiro artesanalmente com materiais colhidos localmente. Ele compartilha uma série de vídeos esclarecedores do mestre de tecelagem de salgueiro da Ilha de Man, John Dog Callister, demonstrando cada etapa do processo. Desde a coleta de chicotes de salgueiro flexíveis até a construção da base tecida, moldando os lados e fixando as alças, os leitores podem acompanhar para aprender técnicas tradicionais usando ferramentas simples. Para um workshop imersivo sobre como sustentar o artesanato artesanal por meio do cultivo, colheita e tecelagem de salgueiro versátil, este guia transmite conhecimentos sobre como transformar materiais naturais em uma cesta de salgueiro rústica e personalizada.

número 4 significado bíblico

Como tecer uma cesta de salgueiro usando materiais naturais e algumas ferramentas manuais. Apresentado por John Dog Callister, mestre tecelão de salgueiro na Ilha de Man

Do outono ao inverno, você pode colher chicotes finos de salgueiro cortado e usá-los em artesanato. Você pode transformá-los em obstáculos, guirlandas de natal e até cestos de salgueiro. Meu amigo John Dog Callister é um profissional em tecelagem de cestos e gentilmente me permitiu filmá-lo. Os vídeos em quatro partes abaixo mostram passo a passo como tecer uma cesta de salgueiro. É claro que você precisará de um feixe de salgueiro para o projeto e de algumas ferramentas, incluindo tesouras de podar, alicates de bico fino e um fid, também conhecido como furador.

O salgueiro é um material natural e sustentável que você pode usar para projetos de jardins e em casa. Você colhe os brotos do primeiro ano, chamados de chicotes, e pode usá-los frescos, como John Dog faz, ou secá-los. Com o salgueiro seco, é necessário molhar a madeira em água para que possa ser dobrada e trabalhada. A vantagem de secar é que, depois de fazer sua cesta de salgueiro, a trama não encolherá tanto quanto a madeira seca.

Como tecer uma cesta de salgueiro usando materiais naturais e algumas ferramentas manuais. Apresentado por um mestre tecelão de salgueiro das Ilhas Britânicas #homesteading #crafts #weaving

Uma cesta de salgueiro de dois anos

O último dos vídeos da série é aquele com o qual acho que você deveria começar. Mostra a aparência da cesta ao longo do tempo e como eu a uso. É interessante ver como o salgueiro amarelo brilhante com o qual começamos mudou para um castanho-avermelhado, mas o cinza suave manteve sua cor. O vídeo segue com os últimos passos para finalizar uma cesta artesanal incluindo a fixação da alça.

Uma introdução à cestaria

Este é um bate-papo casual com John Dog para discutir quanto tempo e quanto tempo são necessários para fazer uma cesta. Ele leva pouco mais de uma hora para fazer uma pequena cesta, mas os alunos de suas aulas levarão de 2 a 3 horas. Esteja preparado com 100 pedaços de salgueiro quando for fazer uma cesta - é preciso muito!

Parte 1: Como tecer uma cesta de salgueiro

Esta parte descreve como criar a base da cesta. John Dog mostra como colocar ‘rancor’ em algumas das peças que formam a base. Depois, como encaixá-los para criar um fundo sólido na cesta. As ferramentas que você precisa para criar uma cesta incluem tesouras de podar , um peso, alicate de ponta fina , e um em .

Parte 2: Construindo as laterais da cesta

Com a base concluída, a segunda parte continua fixando os montantes e criando as laterais do cesto. Finalizando com uma trama simples no topo, você passará para a parte 3 (abaixo) para finalizar o projeto.

definição de musica gospel

Concluindo, este tutorial passo a passo de tecelagem de cestos de salgueiro capacita os iniciantes a criar cestos bonitos e funcionais com materiais de origem local. Acompanhando os vídeos do mestre artesão John Dog Callister, os tecelões ganham experiência na colheita e preparação do salgueiro, nas ferramentas necessárias e nas técnicas básicas. Construir a base tecida, construir as laterais com padrões simples por cima e fixar uma alça resulta em uma cesta orgânica personalizada com apelo rústico. Além de um toque decorativo encantador, essas cestas tecidas à mão oferecem soluções ecológicas de armazenamento e exibição, ao mesmo tempo que mantêm tradições consagradas de tecelagem de salgueiro. Para uma entrada acessível neste ofício gratificante, os vídeos e orientações aqui apresentados equipam os tecelões para colher materiais de cestaria da natureza e transformá-los em trabalhos artesanais duradouros.