A capa descoberta: por trás da arte icônica de 'Wish You Were Here' do Pink Floyd

Poucas capas de álbuns são tão icônicas quanto o lançamento de 1975 do Pink Floyd, Wish You Were Here. Apresentando um homem em chamas apertando a mão de um empresário, a obra de arte é um comentário sobre a superficialidade do materialismo e o vazio do sucesso. Mas qual é a história por trás da obra de arte? Neste artigo, vamos dar uma olhada em suas origens e explorar o significado por trás dele. A capa foi desenhada por Storm Thorgerson, que fazia parte da equipe de design Hipgnosis. Ele surgiu com o conceito depois de ler sobre dois homens que tiveram reações diferentes ao se conhecerem. Um homem, um artista, ficou muito feliz em conhecer seu ídolo; o outro, um homem de negócios, não se impressionou. Thorgerson queria capturar essa dicotomia em uma única imagem. Para fazer isso, ele contratou dois atores para interpretar os dois homens. O empresário foi interpretado por Roger Waters, enquanto o artista foi interpretado por Gerald Scarfe. ambos eram amigos de Thorgerson. O homem em chamas foi adicionado mais tarde, pois Thorgerson sentiu que representava algo que era belo e perigoso. A imagem do aperto de mão veio de uma fotografia que Thorgerson havia tirado de suas próprias mãos.

Por meio de The Cover Uncovered, procuraremos revelar as decisões criativas por trás da direção artística de alguns dos álbuns seminais do mundo da música. Nesta semana, mergulhamos nas mentes distorcidas e maravilhosas do Pink Floyd e dissecamos a brilhante edição de 1975 Queria que você estivesse aqui.

Lançado em 12 de setembro de 1975 pela Columbia, o álbum entrou para a história como um dos maiores do rock. Habilmente interpretado por David Gilmour, Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright, o disco é indiscutivelmente o melhor trabalho do Pink Floyd - e essa paixão e pungência se estendem à arte também.

Queria que você estivesse aqui foi vendido em uma das embalagens mais elaboradas que já acompanharam um álbum do Pink Floyd. Storm Thorgerson, o renomado designer gráfico, trabalhou com todos, de AC/DC a XTC e todos os intermediários. Ele foi encarregado da criação de uma capa de disco icônica e não decepcionou. Mas encontrar uma ideia que combinasse com o som intelectualizado da banda seria difícil.

cor dos olhos de david bowie

O designer decidiu acompanhar a banda em sua turnê de 1974 e pensou seriamente no significado das letras das novas canções da banda, finalmente decidindo que as faixas eram, em geral, preocupadas com a presença insatisfeita, e não com a doença de Barrett, como sugerido recentemente.

Esse tema de ausência se refletiu nas ideias produzidas por suas longas horas gastas em brainstorming com a banda. Thorgerson notou que o álbum da Roxy Music vida no campo foi vendido em uma capa de celofane verde opaca - censurando a imagem da capa no processo - e ele copiou a ideia, escondendo a arte para Queria que você estivesse aqui em embalagem preta e, portanto, realizando sua visão e eliminando a arte do álbum.

Thorgensen também olhou para os trilhos para ajudar a solidificar seus pensamentos sobre o projeto. O conceito por trás das canções 'Welcome to the Machine' e 'Have a Cigar' sugeria o uso de um aperto de mão (um gesto geralmente vazio), e George Hardie desenhou um adesivo contendo o logotipo do álbum de duas mãos mecânicas em um aperto de mão, para ser colocado na manga opaca. O logotipo do aperto de mão mecânico também apareceria nas etiquetas do álbum de vinil desta vez em um fundo preto e azul.

Jim Morrison nu

As imagens icônicas da capa do álbum, com dois homens frente a frente enquanto um está pegando fogo, foram fotografadas por Aubrey 'Po' Powell, parceiro de Storm no estúdio de design Hipgnosis do Pink Floyd. A imagem impressionante foi inspirada na ideia de que as pessoas tendem a esconder seus verdadeiros sentimentos, por medo de se queimar, e assim dois empresários foram retratados apertando as mãos, um homem em chamas.

Ficar queimado também era uma frase comum na indústria da música, frequentemente usada por artistas que negavam o pagamento de royalties pelos gananciosos executivos das gravadoras. Dois dublês foram usados ​​(Ronnie Rondell e Danny Rogers), um vestido com um terno retardador de fogo coberto por um terno de negócios. Sua cabeça estava protegida por um capuz, por baixo de uma peruca. As precauções permitiram que a ideia de Thorgensen se concretizasse.

A fotografia foi tirada nos estúdios da Warner Bros. em Los Angeles e acrescentou uma dimensão extra de falsidade. Inicialmente, o vento soprava na direção errada e as chamas atingiram o rosto de Rondell, queimando seu bigode e apresentando um perigo muito mais iminente. Os dois dublês mudaram de posição para evitar mais problemas e a imagem foi invertida posteriormente.

A contracapa do álbum é tão interessante quanto retrata um vendedor sem rosto do Floyd, nas palavras de Thorgerson, vendendo sua alma no deserto. Foi uma imagem filmada no deserto de Yuma, na Califórnia, novamente por Aubrey ‘Po’ Powell, mais uma vez. A ausência de pulsos e tornozelos significa sua presença como um traje vazio.

A manga interna mostra um véu escondendo uma mulher nua em um bosque de Norfolk varrido pelo vento e um mergulhador sem respingos em Mono Lake - intitulado Monosee (a tradução alemã de Mono Lake) nas notas do encarte - na Califórnia (enfatizando novamente o tema da ausência ).

A decisão de cobrir a capa com plástico preto não agradou a gravadora da banda nos Estados Unidos, a Columbia Records, que insistiu em que fosse alterada (eles foram rejeitados posteriormente). A EMI estava menos preocupada; a banda ficou extremamente feliz com o produto final e, quando apresentada a uma maquete de pré-produção, eles a aceitaram com uma salva de palmas espontânea.

Por Ti Fore