Receita de limpador de rosto sem sabonete de lavanda e mel

Faça esta receita simples e natural de limpador de rosto sem sabão com farinha de amêndoa, lavanda e mel. Baseado na receita Angels on Bare Skin da Lush

Os cuidados com a pele não precisam ser caros e esta receita de limpador facial sem sabão é um exemplo disso. É suave e limpa, mas não inclui sabão ou outros produtos de limpeza agressivos. Em vez disso, você usa o pó puxador da argila, a esfoliação suave da farinha de amêndoa e a ação hidratante do mel. A adição de lavanda deixa o cheiro agradável e também pode acalmar a pele.

Além dos ingredientes simples e totalmente naturais, esta receita é incrivelmente fácil de fazer. Literalmente levará alguns minutos e, no final, você terá limpador suficiente para durar duas semanas. Quando precisar de mais, basta invadir o armário da cozinha e fazer outro pequeno lote. Esta receita de limpador sem sabão é baseada em 'Angels on Bare Skin' da Lush e custa uma pequena fração do que seu produto faz.

Misture o limpador com água para criar uma pasta cremosa

Limpador facial sem sabão de lavanda e mel

Cria um suprimento de duas semanas.

Aprenda a cultivar sua própria lavanda para usar em receitas de cuidados com a pele

¼ xícara (25g) amêndoas moídas
¼ xícara (20g) Argila branca de caulim
1 colher de chá (10,5g) Mel (opcionalmente infundido com lavanda)
20 gotas Água de rosas (ou infusão caseira de rosas)
¼ colher de chá flores secas de lavanda
20 gotas óleo essencial de lavanda

Etapa 1: criar o mel infundido

Você pode usar mel cru comum para esta receita de limpador de rosto sem sabão. Infundir o mel com ervas para cuidados com a pele, como lavanda, aumenta um pouco. É comumente pensado que a palavra inglesa 'Lavender' deriva da palavra francesa lavandre e da palavra latina lavare - ambas significando lavar. Assim como na época romana, ainda usamos lavanda doce para perfumar nossos banhos e produtos de higiene pessoal. Tem um aroma agradável, mas também possui propriedades que relaxam a mente e acalmam a pele.

O mel infundido caseiro pode ser usado em muitas receitas de cuidados com a pele, portanto, você deve fazer mais do que precisa apenas para esta receita. Encha uma jarra pequena com ½ xícara de flores secas de lavanda ou botões de lavanda. Encha o restante do pote com mel e coloque-o em um local quente da casa. Agite-o diariamente e, após 7 a 10 dias, coe o material vegetal e engarrafe novamente o mel. Guarde em um armário fresco e escuro e use-o em receitas de beleza e na cozinha. O prazo de validade do mel é indefinido, mas para ficar no lado seguro, use-o dentro de um ano.

A infusão do mel para esta receita é opcional e fique à vontade para usar o mel cru que você tem em seu armário. Para tornar esta receita vegana, você pode usar glicerina vegetal no lugar do mel.

A mistura deve ficar relativamente seca

Etapa 2: faça a receita do limpador facial

Misture os botões de lavanda, argila e amêndoas em uma tigela pequena. Misture o óleo essencial no mel e coloque-o sobre os ingredientes secos. Polvilhe a água de rosas e amasse-a com um garfo pequeno. É um pouco como fazer massa de pastel e você precisará trabalhar a pequena quantidade de ingredientes úmidos nos secos até obter uma mistura quebradiça. O mel deve estar totalmente incorporado e não caia na tentação de adicionar mais água – a mistura deve ficar relativamente seca.

Armazene o limpador em um recipiente de vidro ou plástico selado em temperatura ambiente e use-o dentro de duas semanas. Para usar, coloque uma pitada na palma da mão e misture com um pouco de água. Massageie no rosto e enxágue.