Como a cítara de Ravi Shankar mudou George Harrison e os Beatles para sempre

Quando os Beatles começaram a experimentar a música indiana, eles não tinham ideia de que isso mudaria seu som para sempre. O estilo de tocar cítara de Ravi Shankar era diferente de tudo que eles já tinham ouvido antes e George Harrison ficou instantaneamente viciado. O resto da banda logo seguiu o exemplo e o resultado foi uma das músicas mais inovadoras e influentes de sua carreira. Dos sons de cítara de 'Norwegian Wood' ao inspirado pela meditação transcendental 'Within You Without You', a exploração da música indiana pelos Beatles deixou uma impressão duradoura neles e em seus fãs.

Estamos relembrando um momento icônico da história da música pop, a época em que Ravi Shankar, o lendário músico indiano, ensinou o membro dos Beatles, George Harrison, a tocar o tradicional instrumento indiano, a cítara.

Pode parecer apenas mais um momento em uma longa e ilustre carreira para Harrison, mas o que aconteceu foi uma parceria rica e frutífera entre os dois, que não apenas veria Harrison promover Shankar e a música indiana por meio de seus vários canais com os Beatles. Mas também veria Shankar se tornar um músico profundamente respeitado no mundo ocidental por mérito próprio.

Shankar, pai da cantora folk Norah Jones, tornou-se amplamente conhecido por suas colaborações com os Beatles, entre outros músicos ocidentais, e trouxe a complexidade e a beleza da música clássica indiana para as massas ao fazê-lo. Embora os esforços de Shankar não possam ser subestimados, a conexão de Harrison com o tocador de cítara sem dúvida abriu portas para ele.

significado bíblico de sábio

Durante a década de 1950, Shankar estava na estrada tentando iluminar aqueles que encontrava com seus sons comoventes e esfumaçados da cítara. Ele não apenas manteve seu próprio ambiente confortável, Shankar estava determinado a abrir a Índia para o mundo através da música. Isso significava que ele visitou países como a União Soviética, a Europa Ocidental e até os Estados Unidos - só podemos imaginar a recepção que seu traje e som tradicionais poderiam ter recebido durante a década. Em 1966 as coisas mudariam.

Shankar se cruzaria com uma das maiores estrelas do rock do mundo e provavelmente um dos rostos mais conhecidos do planeta naquela época - o falecido e grande George Harrison. Como membro dos Beatles, Harrison alcançou o auge da fama e fortuna e foi nesse auge em 1966 que ele voltou sua atenção para dentro e foi para a Índia em busca de equilíbrio espiritual.

Já fã da cítara, quando Harrison conheceu Shankar ele aproveitou a oportunidade para aprender o instrumento com um mestre e ao mesmo tempo se realizar.

O que se seguiu foi um relacionamento intenso e amigável, cheio de talentos comerciais e objetivos compartilhados. Harrison viajou para a Índia e passou semanas com Shankar aprendendo cítara e se envolvendo com sua própria espiritualidade. Por sua vez, Shankar seria quase instantaneamente catapultado para o centro das atenções como amigo e confidente do Quiet Beatle.

A inclinação de Harrison pela música clássica indiana pode ser ouvida no catálogo dos Beatles, já que Harrison trouxe a filosofia oriental para o coração dos queridinhos do pop do mundo ocidental. Depois que Harrison e Shankar se conheceram, o Fab Four começou a usar muitas de suas técnicas.

Sua associação com Harrison e os Beatles garantiu que ele fosse um artista procurado para qualquer festival ou programa de TV noturno como o convidado final. Ele se apresentou no Monterey Pop Festival de 1967 (que você pode ver abaixo) e até trouxe a música tradicional indiana para as massas americanas quando apareceu no The Dick Cavett Show no mesmo ano (abaixo).

É uma oportunidade que ele provavelmente não teria sem Harrison. Enfeitar o palco de festivais e operar nos programas noturnos de televisão favoritos da América foi um grande passo para Shankar e sua missão de trazer a beleza da música clássica indiana para o povo.

Fonte: Cultura Aberta