Como Jerry Garcia, do Grateful Dead, lutou contra traumas de infância para se tornar um ícone do rock

Jerry Garcia foi um ícone do rock que superou traumas de infância para se tornar um dos músicos mais celebrados de sua geração. Nascido em San Francisco em 1942, Jerry foi exposto a uma variedade de músicas desde cedo. Seu pai, um trombonista profissional, o expôs ao jazz, enquanto sua mãe tocava folk e bluegrass pela casa. Quando adolescente, Jerry começou a tocar guitarra e logo desenvolveu uma paixão por blues e rock 'n' roll. Em 1960, Jerry formou o Grateful Dead, que se tornaria uma das bandas mais influentes da história do rock. A mistura única de influências do Dead - variando do folk ao blues e à psicodelia - os tornou os favoritos dos fãs da contracultura ao longo dos anos 1960 e 1970. A guitarra de Jerry era o coração do som do Dead, e ele rapidamente desenvolveu uma reputação como um dos melhores músicos do ramo. Enquanto Jerry desfrutava de imenso sucesso com o Grateful Dead, ele também lutou contra demônios ao longo de sua vida. Ele lutou contra o vício em drogas por muitos anos e sua saúde começou a piorar em meados da década de 1990. Em 1995, Jerry sofreu um ataque cardíaco no palco durante um show em Chicago; ele morreu logo depois, aos 53 anos. Apesar de seus desafios, Jerry Garcia era um talento extraordinário que deixou uma marca duradoura na música popular. Ele será lembrado como um dos maiores músicos de sua geração - e como um verdadeiro ícone do rock 'n' roll americano.

10 melhores artistas gospel

O que a lenda do jazz Django Reinhardt, Dr John e líder do Grateful Dead, o grande e falecido Jerry Garcia tem em comum? Sim, todos eles eram guitarristas incríveis e influentes (o Dr. John também era pianista), mas eles conseguiram esse feito sem o conjunto completo de dígitos em suas mãos.

Reinhardt perdeu dois dedos da mão esquerda como resultado de um terrível incêndio, passando a aprender sozinho a tocar violão sem os dedos perdidos. O Dr. John, também conhecido como Mac Rebennack, perdeu o dedo enquanto tentava proteger um amigo em uma briga e teve seu dedo esquerdo estourado por uma arma. Mas como Jerry Garcia perdeu o dedo?

Os leais seguidores do Grateful Dead, também conhecidos como Deadheads , já estarão bem cientes desse boato fascinante, com Garcia perdendo o dedo médio direito. A banda tem um fandom como nenhum outro, um fandom que manteve o Grateful Dead como uma das bandas mais reverenciadas de todos os tempos. Mas, embora eles conheçam a opinião especial de Garcia sobre lançar o pássaro, eles podem não saber como ele o perdeu.

o que é musica gospel

Durante algum tempo, de fato, espalhou-se o boato de que Garcia havia arrancado o dedo de si mesmo como forma de se esquivar do recrutamento - mas isso era simplesmente uma falácia. Em vez disso, a história real é um pouco mais plausível.

Em 1947, nas montanhas de Santa Cruz, um minúsculo Jerry Garcia, com apenas quatro anos de idade na época, estava cortando lenha com seu irmão quando um corte errado terminou com Garcia perdendo dois terços de seu dedo médio direito. Era o tipo de acidente que poderia deixar uma cicatriz em uma criança e certamente tornaria sua adolescência um pouco mais difícil.

Mas o homem do Grateful Dead não era como qualquer um e, quando confrontado com a adversidade, decidiu superar a única maneira que sabia - tirando sarro dela. Garcia confessou que costumava usar o dedo que faltava a seu favor, pregando peças nas pessoas e geralmente mostrando isso como uma grosseria para as outras crianças da vizinhança.

Foi o tipo exato de confiança que o levou não apenas a pegar uma guitarra imperturbável por sua aparente desvantagem, mas também a criar o tipo de música que tornou o Grateful Dead famoso. O tipo de sons mercuriais, maleáveis ​​e, em última análise, magníficos que sugeriam que, apesar das notas ruins e do desalinhamento, a banda poderia superar qualquer coisa.

músicas de john lennon beatles

Garcia até ficou feliz em continuar a piada sobre o dedo em várias ocasiões, até participando de uma piada com o comediante Al Franken no sábado à noite ao vivo durante sua aparição, que você pode ver abaixo.

Embora seja irracional sugerir que o trauma de infância de Garcia foi o único fator em sua ascensão meteórica à proeminência. Mas seria igualmente irracional sugerir que uma lesão tão devastadora não teve nenhum efeito no jovem Garcia. Dada a sua força de espírito, mesmo em tenra idade, o trauma de infância de Garcia foi adicionado apenas alguns meses depois de perder o dedo quando seu pai se afogou durante uma pescaria.

O fato de que ele aceitou uma quantidade enorme de determinação para ter sucesso, apesar disso, prova que ele era a lenda que pensávamos que ele era.