Ouça-me: a obra-prima de Stanley Kubrick 'De Olhos Bem Fechados' é o maior e mais perturbador filme de Natal de todos os tempos

Ouça-me: a obra-prima de Stanley Kubrick, 'De Olhos Bem Fechados', é o maior e mais perturbador filme de Natal de todos os tempos. É um filme que o deixará inquieto e perturbado, mas também profundamente satisfeito. A trama segue o Dr. Bill Harford, que é tentado pelo desejo sexual enquanto participa de uma festa de Natal. Ele finalmente sucumbe à tentação, mas a experiência é tão traumatizante que ele decide embarcar em uma perigosa busca para encontrar a redenção. O filme é visualmente deslumbrante e a direção de Kubrick é magistral. A atuação também é excelente, com Tom Cruise e Nicole Kidman apresentando algumas das melhores atuações de suas carreiras. Se você está procurando um filme de Natal que realmente o desafie e perturbe, então 'De Olhos Bem Fechados' é o ideal para você. É uma obra-prima de um dos maiores diretores de todos os tempos e definitivamente não deve ser desperdiçada.

Se pode ser escrito, ou pensado, pode ser filmado. - Stanley Kubrick

O autor americano Stanley Kubrick é amplamente reconhecido pela amplitude de sua ambiciosa visão artística. Seus projetos condensam lindamente o universal para caber na tela grande, mas, ao mesmo tempo, eles se expandem e continuam crescendo na consciência do público. A maioria de seus filmes, como Dr. Strangelove , 2001: Uma Odisséia no Espaço e Laranja mecânica , permanecem partes essenciais da tradição cinematográfica por causa de suas conceituações convincentes de questões importantes e familiares por meio da perspectiva desconhecida e inquietante com a qual Kubrick escolheu examinar as coisas.

O último filme que Kubrick dirigiu, Olhos bem Fechados, foi negligenciado como o produto complicado da sensibilidade criativa de um cineasta envelhecido quando foi lançado, mas o tempo solidificou seu status como um dos melhores trabalhos da ilustre filmografia de Kubrick. Martin Scorsese explicou por que isso aconteceu em sua introdução ao livro de Michel Ciment. Kubrick: A Edição Definitiva quando ele comentou: Quando Olhos bem Fechados saiu alguns meses após a morte de Stanley Kubrick em 1999, foi severamente mal interpretado, o que não surpreendeu, disse ele. Se você voltar e observar as reações contemporâneas a qualquer filme de Kubrick (exceto os primeiros), verá que todos os seus filmes foram inicialmente mal interpretados. Então, depois de cinco ou dez anos, percebi que 2001 ou Barry Lyndon ou O brilho era como nada antes ou depois.

Estrelado por Tom Cruise como Dr. William Harford, Olhos bem Fechados é um sonho cinematográfico hipnotizante que segue Harford enquanto ele embarca em bizarras aventuras psicossexuais depois de descobrir que sua esposa (interpretada por Nicole Kidman) pensou em se entregar a um caso extraconjugal. Baseado no romance de 1928 de Arthur Schnitzler História dos Sonhos , Kubrick transpôs a história da Viena dos anos 1900 para a Nova York dos anos 1990 e mudou o cenário do Mardi Gras para o Natal. Os críticos debateram durante anos esta escolha artística, perguntando-se se o período festivo foi escolhido porque é um símbolo de rejuvenescimento ou se é uma crítica de como o materialismo substituiu a espiritualidade inerente ao Natal.

A contribuição final de Kubrick para o mundo do cinema não é um filme convencional de Natal. Com sua recorrente insistência na depravação humana, Olhos bem Fechados é mais uma investigação filosófica sobre a inevitável corrupção das pretensões idealistas. O filme vislumbra uma manifestação da teoria do carnavalesco de Mikhail Bakhtin, um fenômeno no qual as concepções normativas são usurpadas por uma dialética subversiva, que oferece aos sujeitos desse quadro novas verdades. Dessa forma, o cenário natalino se torna o alicerce sobre o qual Kubrick constrói sua narrativa.

Harford, um médico que acredita estar no controle da vida e da morte, é forçado a enfrentar sua própria mortalidade e mudar suas visões redutivas da sexualidade enquanto é carregado pelas luzes alucinógenas de Natal até terminar em uma orgia. Embora tenha sido chamado de assalto ao Natal, Olhos bem Fechados é provavelmente um dos maiores filmes do gênero porque desafia nossas expectativas voyeurísticas e questiona a validade do ânimo espiritual da época, que é totalmente baseado em obsessões materialistas.

Stanley Kubrick faleceu apenas seis dias depois de mostrar sua versão final aos executivos da Warner Bros, com relatos conflitantes afirmando que ele estava enojado com o filme. Não está claro se Kubrick aprovou sua despedida do cinema (sua filha afirmou que ele estava orgulhoso do filme), mas o que está claro é que Olhos bem Fechados caiu como uma adição sombria e perturbadoramente bela ao legado de Stanley Kubrick.

Siga Far Out Magazine em nossos canais sociais, em Facebook , Twitter e Instagram .