Uma retrospectiva de Johnny Cash cantando 'San Quentin' ao vivo da prisão

Olhando para Johnny Cash cantando 'San Quentin' ao vivo da prisão, fica claro que o Homem de Preto sempre se sentiu confortável em sua própria pele. Não importa em que situação ele se encontrasse, Cash sempre exalava uma aura de fria confiança. Não é de admirar, então, que sua performance de 'San Quentin' para os internos da prisão titular tenha sido tão cativante. Ostentando seu terno preto e óculos escuros, Cash entrou no palco com a facilidade de alguém que sabe que está prestes a fazer uma performance espetacular. E foi exatamente isso que ele fez. Os internos ficaram eletrizados com a presença de Cash, prestando atenção em cada palavra enquanto ele cantava a música. O que tornava Cash tão especial era sua capacidade de se conectar com seu público, independentemente de quem fosse. Ele tinha um jeito de fazer todos se sentirem parte de seu mundo, mesmo que apenas por alguns momentos. É essa qualidade que o tornou um dos artistas mais icônicos de todos os tempos.

Os álbuns de Johnny Cash são coisas realmente impressionantes. Seus álbuns ao vivo, no entanto, são realmente maravilhosos. O falecido grande cantor country encontrou uma casa no palco como nenhum outro homem, mulher ou criança e produziu alguns de seus melhores trabalhos não no estúdio, mas sob os holofotes e na frente de seu público. Quando você pensa no melhor trabalho de Cash no palco, é difícil pensar muito além de seu álbum empírico ao vivo. Em San Quentin .

A data era 1969 e Johnny Cash estava em alta. O artista obteve sucesso com uma nova geração e um novo público. Um novo grupo de fãs admirou sua atitude e personalidade sensata tanto quanto seu estilo country crocante, mas sussurrante. Ele incorporou, para muitas pessoas, a paixão e o poder de um herói da classe trabalhadora e isso não foi mais sentido do que nas celas das prisões americanas.

A música country tem sido um elemento fixo na triste parede da maioria das celas dos condenados, mas quando Cash decidiu levar a música diretamente para os prisioneiros com seu álbum de 1968 Prisão de Folsom , ele não apenas mudou as regras, ele colocou fogo naquele livro de regras e usou sua urina para apagá-lo. Tanto que apenas um ano depois ele estava escrevendo outro pedido para gravar em uma prisão, mas desta vez era San Quentin.

De acordo com a Declaração de Missão de San Quentin: A Prisão Estadual de San Quentin é a instituição correcional mais antiga e conhecida da Califórnia, que foi estabelecida no local atualmente conhecido como Point San Quentin, em julho de 1852, como uma resposta à ilegalidade desenfreada na Califórnia em A Hora. Com um lema como esse, você pode entender as duras condições que os prisioneiros enfrentavam e as dificuldades que Cash esperava.

O álbum foi o 31º de Cash até o momento, mas apenas seu segundo LP ao vivo. Embora o álbum fosse indicado a dois prêmios Grammy, incluindo Álbum do Ano, além de ganhar o prêmio de Melhor Performance Vocal Country Masculina, foi a marca de personalidade e camaradagem que, até hoje, o torna um dos melhores álbuns ao vivo já gravados e certamente um dos melhores momentos de Cash na fita.

O registro incorporava a conexão de Cash com o trabalhador e as inevitáveis ​​provações e tribulações da vida, ao mesmo tempo em que acrescentava um tom rosado às histórias que se desenrolavam ao seu redor. Na prisão é onde Cash aprimoraria esse som e adicionaria uma nova ponta de garra afiada à sua música anteriormente prejudicada por honky-tonk.

Uma música, em particular, durante esta apresentação, obteve a maior reação, naturalmente, 'San Quentin'. A música foi tocada pela primeira vez ao vivo no palco e ofereceu aos presidiários uma história relacionável, cujos personagens eles conheciam muito bem. A faixa estreou no presídio e rapidamente deu sua segunda volta a pedido dos empolgados presidiários.

Dê uma olhada nesta rara filmagem ao vivo do momento em que Johnny Cash tocou 'San Quentin' ao vivo da prisão.

Johnny Cash – letra de ‘San Quentin’:

San Quentin, você está vivendo um inferno para mim
Você me hospedou desde mil novecentos e sessenta e três
Eu os vi ir e vir e os vi morrer
E há muito tempo eu parei de perguntar por que

San Quentin, eu odeio cada centímetro de você.
Você me cortou e me marcou completamente.
E sairei como um homem mais sábio e mais fraco;
Senhor congressista, por que você não consegue entender.

San Quentin, que bem você pensa que faz?
Você acha que serei diferente quando você terminar?
Você dobrou meu coração e mente e você pode minha alma,
E suas paredes de pedra tornam meu sangue um pouco frio.

San Quentin, que você apodreça e queime no inferno.
Que suas paredes caiam e que eu viva para contar.
Que o mundo todo esqueça que você já se levantou.
E que todo o mundo se arrependa de você não ter feito nada de bom.

San Quentin, você está vivendo um inferno para mim.