A verdade insana sobre a técnica de filmagem de Alfred Hitchcock em 'The Birds'

Alfred Hitchcock era um mestre do suspense e suas técnicas de filmagem em 'The Birds' são lendárias. O filme é um exemplo clássico de seu uso de pássaros como uma metáfora para o medo e o perigo, e a maneira como ele filmou usando pássaros reais foi engenhosa e aterrorizante. O uso de pássaros reais por Hitchcock no filme foi essencial para criar o efeito desejado de medo e terror. Os pássaros do filme não são apenas adereços de fundo, mas desempenham um papel fundamental na história. Ao usar pássaros reais, Hitchcock foi capaz de criar uma sensação de desconforto e pavor que não seria possível com CGI ou animatrônicos. Os ataques de pássaros no filme são algumas das cenas mais memoráveis ​​e angustiantes de toda a obra de Hitchcock. A forma como ele filmou essas cenas, usando pássaros reais e efeitos práticos, é verdadeiramente notável. Não é à toa que 'Os Pássaros' é considerado um dos maiores filmes de Hitchcock.

Após o enorme sucesso de seu filme de 1960 Psicopata , os próximos dois filmes de Sir Alfred Hitchcock Os pássaros (1963) e Marnie (1964) garantiu que o público reconhecesse o talentoso cineasta como o 'Mestre do Suspense'.

Dos dois citados, Os pássaros é certamente uma entrada mais notável na filmografia de Hitchcock. É um de seus filmes mais enigmáticos, e isso diz muito. A imagem influenciou imensamente o gênero thriller de terror e está repleta do domínio técnico de Hitchcock sobre o meio cinematográfico.

Esses dois filmes também ajudaram a lançar a carreira da atriz americana Tippi Hedren, que nunca havia atuado em um filme até que Hitchcock a viu em um comercial de televisão e lhe ofereceu um contrato. No entanto, as coisas pioraram logo depois. De acordo com Hedren, o renomado cineasta desenvolveu uma obsessão quase enlouquecida por ela e frequentemente a submetia a seus comentários grosseiros e sexuais.

Eu tinha que sair de lá, ela lembrou. Eu estava lidando com um dos homens mais poderosos do cinema e era difícil, embaraçoso e ofensivo. Ele disse: 'Se você for embora, vou arruinar sua carreira'. E foi o que ele fez.

Uma de suas piores semanas trabalhando com Hitchcock foi no set de Os pássaros , principalmente as sequências finais de filmagem. Conforme planejado, Hedren deveria ir para um sótão onde seria atacada por pássaros. Ela teve a certeza de que os pássaros seriam mecânicos, como os usados ​​em todas as outras cenas. Porém, em uma mudança de plano que não foi informada, a atriz foi obrigada a aguentar uma semana com pássaros de verdade arremessados ​​contra ela e acabou precisando de atendimento médico.

Alfred Hitchcock Os Pássaros

(Crédito: Universal Pictures)

Quando cheguei ao set, descobri que nunca houve intenção de usar pássaros mecânicos porque uma gaiola foi construída em torno da porta por onde eu deveria entrar, e havia caixas de corvos, gaivotas e pombos que os treinadores de pássaros usavam manoplas até os ombros lançadas contra mim, uma após a outra, por uma semana, ela explicou mais tarde.

Hitchcock disse: 'Ela não pode descansar por uma semana, não temos mais ninguém para filmar', lembra ela. E o médico disse: 'O que você está tentando fazer? Mate ela?'

Hitchcock sabotou com sucesso a carreira de Hedren, forçando-a a permanecer sob contrato sem lhe oferecer grandes projetos. Depois que Marnie chegou aos cinemas em 1964, três anos se passaram até que Hedren fosse escalado para outro grande filme - um papel coadjuvante em Charlie Chaplin. Uma condessa de Hong Kong mas seus papéis futuros nunca foram tão bons quanto os dos dois filmes de Hitchcock. Ela acabou se concentrando nos direitos dos animais, fundando um habitat de vida selvagem de 80 acres, o Shambala Preserve, na Califórnia, para cuidar de grandes felinos ameaçados de extinção.

Eu superei Hitchcock há muito tempo porque não permitiria que minha vida fosse arruinada por causa disso, disse ela. Era como se eu estivesse em uma prisão mental, mas agora não tem efeito sobre mim. Eu fiz o que tinha que fazer para lidar com isso.

Veja algumas cenas do filme, abaixo.