Esta é a pior reunião de sempre? Quando o Led Zeppelin voltou para o Live Aid

Quando o Led Zeppelin se reuniu para o Live Aid em 1985, foi um dos momentos mais esperados da história do rock. Mas, infelizmente, a reunião foi prejudicada por dificuldades técnicas e os vocais poderosos do vocalista Robert Plant eram quase inaudíveis. A banda lutou por algumas músicas antes de finalmente desistir e sair do palco. Foi um final decepcionante para o que poderia ter sido uma reunião épica.

As reuniões geralmente são ocasiões importantes. Um momento em que os fãs percebem exatamente o que estão perdendo desde que a banda seguiu caminhos separados. Nomes como The Jesus and The Mary Chain, Blur ou The Libertines e mais todos encontraram uma segunda vida depois de dividir o palco novamente, um retorno os levaria a lançar novo material e fazer uma turnê pelo mundo. Apesar das histórias de sucesso anteriores, este não foi o caso para LED Zeppelin quando a banda se reuniu em 1985 para o Live Aid, uma apresentação que seria memorável por todos os motivos errados.

A banda se reuniria pela primeira vez desde a morte prematura de John Bonham em 1980, um momento que marcou o fim do grupo que lutaria para ser a mesma entidade sem a sensação da bateria. No entanto, cinco anos depois, Bob Geldof conseguiria convencer os três membros restantes dos quatro pilares do rock and roll a se reunirem para uma causa muito especial, o Live Aid.

John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant foram obrigados a se apresentar na parte da Filadélfia do evento inovador, mas, em uma reviravolta decepcionante, a reunião foi marcada por uma lista de erros. A banda tocou por 20 minutos, tirando o pó de três clássicos que foram 'Rock and Roll', 'Whole Lotta Love e 'Stairway to Heaven'.

Tony Thompson e Phil Collins substituíram Bonham na bateria, que não teve tempo suficiente para ensaiar, uma das muitas queixas que a banda teve após o set. Mas a culpa não estava apenas nos ombros dos membros recém-adquiridos, com Robert Plant confessando à Rolling Stone em 1988: Emocionalmente, eu estava comendo cada palavra que havia proferido. E eu estava rouco. Eu fiz três shows antes de chegar ao Live Aid. Ensaiamos à tarde e, quando subi no palco, minha voz havia sumido há muito tempo.

Plant não era o único membro que estava chateado. Jimmy Page revelou anos depois que não só recebeu uma guitarra antes de subir no palco como, mesmo assim, desafinada. Isso, em cima de monitores que também estavam com defeito, resultou em um show desastroso. Page revelou: Minhas principais lembranças, na verdade, eram de pânico total. John Paul Jones chegou praticamente no mesmo dia do show e tivemos cerca de uma hora de ensaio antes de fazê-lo. E isso soa como um truque kamikaze, na verdade, quando você pensa em como todos os outros foram bem ensaiados.

como dimebag morreu

Phil Collins também falou longamente em sua autobiografia sobre o desastre total em que se envolveu, escrevendo: Eu sabia que as rodas estavam caindo desde o início do set. Não consigo ouvir Robert claramente de onde estou sentada, mas posso ouvir o suficiente para saber que ele não está no auge. Ditto Jimmy. Não me lembro de tocar 'Rock And Roll', mas obviamente toquei. Mas eu me lembro de muitas vezes em que posso ouvir o que Robert condena como 'tricotar': tocar bateria sofisticado. E se você puder encontrar a filmagem (o acampamento do Zeppelin fez o possível para apagá-la dos livros de história), você pode me ver fazendo mímica, brincando com o ar, saindo do caminho para que não haja um desastre de trem. Se eu soubesse que seria uma banda de dois bateristas, eu teria me afastado dos procedimentos muito antes de chegar perto da Filadélfia.

significado bíblico de 333

Ele continuou: No palco, não tiro os olhos de Tony Thompson. Estou colada a ele. Estou tendo que seguir - ele está assumindo a liderança pesada e optou por ignorar todos os meus conselhos. Colocando-me no lugar dele, ele provavelmente está pensando: 'Este é o começo de uma nova carreira. John Bonham não está mais por perto. Eles vão querer alguém. Este poderia ser o início de uma reunião do Led Zeppelin. E não preciso dessa porra inglesa no meu caminho.'

Não o estou julgando, Deus o tenha. Thompson era um baterista fantástico. mas foi muito desconfortável, e se eu pudesse ter saído daquele palco, teria saído, no meio de Stairway… se não antes. Mas imagine a cobertura disso? Andando durante a Segunda Vinda? Quem diabos Collins pensa que é? Geldof realmente teria algo para xingar. Depois do que parece uma eternidade, terminamos. Estou pensando: 'Meu Deus, isso foi horrível. Quanto antes isso acabar, melhor.

No entanto, embora o set tivesse terminado, ainda havia mais um momento de completa desordem que esperava Collins quando a banda foi entrevistada posteriormente na MTV com o ex-homem do Genesis relembrando: Hunter começa a fazer perguntas e fica rapidamente óbvio que ninguém o está levando a sério. . Robert e Jimmy estão sendo difíceis, dando respostas vagas e arrogantes a perguntas diretas; John Paul Jones ainda é mais quieto do que um rato de igreja. Sinto pena de Hunter. Ele está no ar, uma audiência mundial está esperando ansiosamente, e esses caras estão fazendo ele parecer um idiota.

É claro que Collins ainda sente que recebeu injustamente a maior parte da culpa pela performance desastrosa pela qual ele aparentemente pensa que todos são parcialmente culpados, escrevendo: Led Zeppelin não permitirá que a performance seja incluída no DVD oficial do Live Aid . Porque, claro, eles tinham vergonha disso. E descubro que geralmente sou o culpado por isso. Não poderia ser o santo Led Zep o culpado. Foi aquele velhote que apareceu no Concorde que não estava ensaiado. Ele era o culpado. Aquele exibicionismo.

Assista ao set abaixo e decida quem foi o culpado nesta ocasião.