Caminhadas no Parque Nacional Piatra Craiului, na Romênia

Descubra O Seu Número De Anjo

A Romênia tem algumas das melhores áreas selvagens de toda a Europa

Uma das razões pelas quais queríamos visitar a Romênia era caminhar por algumas das florestas nacionais sobre as quais lemos em nosso Guia Lonely Planet . Esses paraísos montanhosos são alguns dos últimos lugares para ver grandes mamíferos europeus, como ursos marrons, veados vermelhos e lobos, e no caso do parque Piatra Craiului é também uma área onde agricultura romena tradicional e estilo de vida ainda prosperam.

Esta página pode conter links afiliados. Como associado da Amazon, ganho com compras qualificadas.

Decidimos chegar a Bucareste, pegar imediatamente o trem de três horas para Brasov, passar um tempo visitando o Castelo de Bran e depois caminhar de Bran até a vila de Măgura e passar um tempo no parque. Para uma viagem de uma semana, acabou sendo a maneira perfeita de ver o máximo que podíamos e aproveitar o tempo ao ar livre.

Caminhadas no Parque Nacional Piatra Craiului

Măgura é uma vila situada dentro do parque nacional e até recentemente era inacessível para veículos motorizados. A vida lá é sonolenta e fazendas que parecem tiradas de um conto de fadas são salpicadas de colinas verdes. Para ir de Bran a Măgura, começamos no pequeno campo em Bran, onde os locais realizam seus festivais comunitários. Marcadores vermelhos e brancos mostram o caminho para subir e descer a montanha e descer nos vales de Piatra Craiului.

Demoramos cerca de quatro horas para concluir a caminhada muito íngreme, mas provavelmente poderia ser feita em menos tempo se o tempo estivesse melhor - estava garoando e muito lamacento, mas estávamos determinados a manter nosso plano de caminhada.

No dia seguinte, partimos em uma manhã mais seca para um dia de caminhada pela área. Existem pistas de grama e estradas de terra para caminhar pelo parque, mas algumas delas estão tão erodidas que só podem ser chamadas de trilhas. Eu gosto disso.

Uma caverna onde as pessoas viveram há milhares de anos

No alto de um penhasco perto da vila de Peştera há duas aberturas de cavernas. Um tem tetos altos e serpenteia cerca de 100 metros na colina.

Morcegos da Caverna às vezes é o lar de morcegos ameaçados de extinção (não vimos nenhum), mas anos atrás o chão foi escavado. Foi descoberto que as pessoas fizeram deste lugar sua casa entre 10.000 e 30.000 anos atrás. Subir nele e olhar em volta me lembrou alguns dos meus livros favoritos: o Clã do Urso da Caverna Series.

Meu amor por encontrar uso para plantas e ervas silvestres começou com esses livros . Então, quase gritei quando vi Coltsfoot no final do dia. Eu nunca tinha visto isso na natureza antes e é mencionado nos livros como um substituto do sal. Também li em ervas modernas que pode ser fumado ou tomado como remédio para tosse e bronquite.

Ursos marrons e deserto

No dia seguinte foi nossa caminhada nas montanhas e começamos uma trilha bem em frente à nossa pousada. Descia para uma estrada de serviço do parque que cortava altas falésias de calcário. De lá, desviamos para uma trilha mais acidentada que nos levou direto para cima e através de um desfiladeiro estreito.

Josh estava constantemente atento aos 150 ursos marrons da área. Enquanto caminhávamos um pouco nervosos no início, fiquei pensando como eu era burro por não ter trazido um apito de urso . Os locais garantiram-nos que é raro ver um mas mesmo assim…

prados alpinos

Atravessamos o riacho que passou pelo desfiladeiro cerca de meia dúzia de vezes antes de se encontrar com a estrada do parque novamente. Depois de segui-lo por mais meia hora, ele diminuiu em uma trilha estreita que serpenteava pela floresta e nas montanhas. Não vimos nenhuma outra pessoa ou animal, mas avistamos o rastro do que pensamos ser um lobo. Era grande demais para ter pertencido a um cachorro.

Subimos ainda mais alto e finalmente saímos em prados gramados pontilhados de flores silvestres. Algumas eu não posso nomear, mas outras eram flores comuns de jardim que você nunca pensaria em serem 'selvagens'. Uma encosta estava praticamente roxa com as flores de Crocus.

Era tão pacífico e você podia ver a primavera se desenrolando de um inverno frio. Em alguns lugares ainda havia manchas de gelo no chão e, se você gritasse, seu eco soaria pelas colinas.

Coloque a Romênia em sua lista de desejos

Contornamos quatro montanhas antes de descer mais uma vez para os vales. Cercadas por picos cobertos de neve, as pequenas vilas e fazendas parecem saídas de um conto de fadas.

Se você está pensando em uma escapadela incrível (e barata), recomendo fortemente que você pense em visitar a Romênia. É um belo país cheio de contrastes, mas também de pessoas muito hospitaleiras, belas paisagens e um modo de vida que quase desapareceu no Ocidente. Já estamos discutindo nossa segunda viagem à região e também fomos incentivados a visitar a Bulgária também - útil desde nosso livro de viagens abrange ambos os países