Como Mick Jagger conheceu Keith Richards e formou os Rolling Stones

Mick Jagger e Keith Richards se conheceram em 1961 e formaram os Rolling Stones em 1962. A banda ganhou destaque no Reino Unido com seu álbum de estreia, 'The Rolling Stones', e seu primeiro single, 'Come On'. A popularidade da banda logo se espalhou para os Estados Unidos, onde lançaram seu segundo álbum, '12 x 5', e tiveram seu primeiro single de sucesso nos Estados Unidos, 'Satisfaction'. Os Rolling Stones continuaram a ser uma das bandas de rock mais populares e influentes de todos os tempos. Eles lançaram mais de 30 álbuns de estúdio, venderam mais de 200 milhões de discos em todo o mundo e foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1989.

Poucas parcerias de escrita podem se orgulhar de um relacionamento de 50 anos. Na verdade, poucas parcerias, em geral, duraram tanto quanto a relação entre o vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger, e o guitarrista pistoleiro Keith Richards. O tempo que passaram juntos em uma das maiores bandas que o mundo já viu pode estar bem documentado, mas o cantor e o guitarrista, que juntos escreveram algumas das canções mais antigas dos Stones, são amigos há muito mais tempo do que você imagina.

Vale a pena lembrar o momento em que dois artistas se encontram para formar algo especial e, para Jagger e Richards, é uma história tirada diretamente de uma comédia romântica de Richard Curtis. Não envolve apenas um encontro casual, mas também um reconhecimento de suas vidas anteriores juntos e até mesmo uma peça de conexão de memorabilia. É realmente como o começo de um caso de amor e, para ser honesto, é disso que Jagger e Richards sempre fizeram parte.

significado de pequena corveta vermelha

Os Glimmer Twins, como eles se tornaram carinhosamente conhecidos por seu estilo estrelado, Mick Jagger e Keith Richards eram uma força compositora a ser reconhecida. Embora nem sempre equipados com a sutileza de alguns compositores, o que lhes faltava em elogios percebidos da intelectualidade eles compensavam com o rock and roll de bater os pés, balançar os quadris e dar início à festa. Tornou-se a maior conquista dos Rolling Stones - eles podiam fazer qualquer um dançar.

Na verdade, não perdemos tempo com os triunfos da dupla nos Rolling Stones, é provável que você não apenas os conheça, mas os tenha empilhados em sua estante de vinil. Em vez disso, estamos fazendo uma viagem de volta à Inglaterra cinzenta da década de 1940 e aos arredores de Londres, onde duas crianças se tornariam amigas e, com o tempo, lendas. As lembranças de Jagger e os momentos que cercaram sua conexão fornecem uma leitura atraente.

Uma entrevista de 1995 com Pedra rolando deu ao protagonista do homônimo da publicação a chance de realmente se abrir. Apesar de nunca ter gostado de relembrar o passado, saber como dois gigantes do rock se conheceram é sempre uma tentação irresistível de recusar. Começa com o tipo de coisa que seus avós dizem sobre cada um, não me lembro quando não o conhecia, o que mexe com seu coração.

como fazer sabonete prensado a frio

Morávamos a uma rua de distância; a mãe dele conhecia minha mãe, e nós estudamos juntos na escola primária dos 7 aos 11 anos, continuou Jagger. Costumávamos brincar juntos e não éramos os amigos mais próximos, mas éramos amigos.

Não foi tão simples assim, Keith e eu fomos para escolas diferentes quando tínhamos 11 anos, mas ele foi para uma escola que era muito perto de onde eu morava, ele explicou, acrescentando: Mas eu sempre soube onde ele vivia, porque minha mãe nunca perderia contato com ninguém e ela sabia para onde eles haviam se mudado. Eu costumava vê-lo voltando da escola, que ficava a menos de um quilômetro de onde eu morava. Parece que as coisas eram mais simples naquela época.

Amigos de infância podem ser uma coisa, mas pular para companheiros de banda é outra coisa totalmente diferente e não um salto feito sem a prova de que as ideias duplas seriam respeitadas. Jagger também compartilhou como eles passaram de companheiros para companheiros de banda. Esta é uma história verdadeira – nos conhecemos na estação de trem. E eu tinha esses discos de rhythm & blues, que eram bens muito valiosos porque não estavam disponíveis na Inglaterra na época. E ele disse, 'Oh, sim, estes são realmente interessantes'. Isso meio que fez isso. Foi assim que começou, na verdade. Um amor compartilhado pela música que iria irradiar ao longo de suas carreiras.

Rolling Stones ao vivo, 1970

(Crédito: Ben Rej)

Começamos a ir na casa um do outro e tocar esses discos, continuou o cantor de ‘Brown Sugar’. E aí começamos a ir na casa de outras pessoas para tocar outros discos. Você sabe, é o momento da sua vida em que você está quase colecionando selos. Não consigo me lembrar como tudo isso funcionou. Keith sempre tocou violão, desde os 5 anos. E gostava de música country, cowboys. Mas, obviamente, em algum momento, Keith, ele tinha essa guitarra com esse captador de guitarra elétrica. E ele tocou para mim. Então eu disse: 'Bem, eu canto, sabe? E você toca violão.' Coisas muito óbvias.

Pode ter sido óbvio para eles, mas a combinação do amor inato de Richards pela guitarra e a crença em seu poder de unir as pessoas só seria acentuada pelo estilo expressivo e único de exibição de Jagger. Eu costumava tocar em shows de sábado à noite com todos esses pequenos grupos diferentes. Se eu pudesse fazer um show, eu faria.

nome do led zeppelin

Acrescentando: eu costumava fazer coisas malucas – sabe, eu costumava ir e fazer esses shows e ficar de joelhos e rolar no chão – quando eu tinha 15,16 anos. E meus pais eram extremamente desaprovadores de tudo. Porque simplesmente não foi feito. Isso era para pessoas de classe muito baixa, lembre-se. Os cantores de rock & roll não eram pessoas educadas.

Mal sabiam eles que Jagger estaria fazendo sua própria educação das massas nas próximas décadas, abrindo um novo caminho para a música alternativa com seu amigo próximo ao lado dele.