A armadura completa de Deus - Efésios 6: 10-18

Descubra O Seu Número De Anjo

A armadura de Deus é a virtude espiritual completa fornecida por Deus aos crentes a fim de capacitá-los a guerrear contra as forças do mal. A ordem bíblica é que os cristãos sejam vestidos com a armadura completa de Deus. Por meio do estudo bíblico do capítulo 6 da Epístola aos Efésios, podemos conhecer a armadura de Deus corretamente ( Efésios 6: 10-18 )



A armadura completa de Deus

Finalmente, seja forte no Senhor e em seu grande poder. Vista toda a armadura de Deus para que você possa se posicionar contra os esquemas do diabo. Pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo escuro e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais.



Portanto, vista toda a armadura de Deus, para que, quando chegar o dia do mal, você possa se manter firme e, depois de ter feito tudo, permanecer firme. Fique firme então, com o cinto da verdade afivelado em volta da cintura, com a couraça da justiça no lugar e com os pés ajustados com a prontidão que vem do evangelho da paz. Além de tudo isso, pegue o escudo da fé, com o qual você pode extinguir todas as flechas inflamadas do maligno. Pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito que é a palavra de Deus. E ore no Espírito em todas as ocasiões, com todos os tipos de orações e pedidos. Com isso em mente, fique alerta e continue orando sempre por todos os santos.

significado de devaneio crente
Efésios 6: 10-18 Nova Versão Internacional (NIV)

O que é a armadura de Deus?

A expressão armadura de Deus é uma metáfora que lembra os cristãos da importância de estarem preparados para a batalha espiritual. O apóstolo Paulo enfatiza que os crentes devem usar a armadura completa de Deus. Esta armadura espiritual é formada por diferentes elementos que projetam uma unidade perfeita, tornando você forte contra os ataques de Satanás.

A Bíblia diz que estar vestido com toda a armadura de Deus significa ser fortalecido no Senhor e na força de seu poder (Efésios 6:10). Vestir a armadura de Deus implica viver a vida cristã correta e plenamente.



Sem Cristo, os cristãos nada podem fazer. A fonte do poder do cristão é o poder de Deus (João 15: 1-5). As escrituras revelam quão infinito é o poder de Deus. Mas o que Paulo quer dizer com força de seu poder? Nessa expressão, o apóstolo usa as mesmas palavras de quando fala sobre o poder que ressuscitou Jesus dos mortos, bem como ressuscitou os crentes de seu estado de morte espiritual (Efésios 1:19; 2: 4-6). Portanto, vestir toda a armadura de Deus é buscar esse poder de Deus e ser infundido por ele.

Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o jardineiro. Ele corta todo galho em mim que não dá fruto, enquanto todo galho que dá fruto ele poda para que seja ainda mais fecundo. Você já está limpo por causa da palavra que eu disse a você. Permanece em mim, como eu também permaneço em ti. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo; deve permanecer na videira. Nem você pode dar fruto a menos que permaneça em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se você permanecer em mim e eu em você, você dará muito fruto; além de mim você não pode fazer nada.

João 15: 1-5 Nova Versão Internacional (NIV)

Os elementos de toda a armadura de Deus

O apóstolo Paulo usou certas armas que se assemelhavam às de um soldado de infantaria nos tempos antigos como uma figura das armas espirituais que equipam os crentes. É possível que ele tivesse um soldado romano em mente, embora ele tivesse algumas pequenas diferenças da armadura que descreve em comparação com as dos soldados romanos. É por isso que alguns estudiosos da Bíblia dizem que Paulo provavelmente combinou essa figura do soldado romano com algumas referências do Antigo Testamento que retratam Deus como um guerreiro. Existem seis elementos da armadura de Deus, que discutimos abaixo.



uma. Cinto da verdade

O primeiro elemento da armadura de Deus mencionado por Paulo é o cinto da verdade. O apóstolo Paulo diz aos crentes que permaneçam firmes e se cercem da verdade (Efésios 6:14). Com o cinto da verdade, o que o apóstolo tinha em mente aqui é o cinto de couro que os soldados usavam. Este cinto protegia a região do abdômen inferior e desempenhava papel fundamental no restante da armadura. Ele amarrou a túnica do soldado, segurou o peitoral e serviu de suporte para a espada.

Na armadura de Deus, esta verdade não é outra senão a verdade de Cristo, que é o Evangelho. Usar o cinto da verdade é usar a verdade de Cristo. É ter sua vida sustentada pela verdade da Palavra de Deus. Conseqüentemente, aquele que está revestido da verdade de Cristo também terá uma vida marcada pela autenticidade e pela sinceridade. Ele nunca apoiará o engano.

b. Couraça da justiça

Depois de falar do cinto da verdade, Paulo diz que o crente deve usar a couraça da justiça (Efésios 6:14). O peitoral era um traje feito de metal ou uma combinação de couro duro, que protegia o torso do soldado, onde ficava o coração e outros órgãos vitais. Como já exemplificado aqui, a couraça da justiça fala da justiça de Cristo imputada ao crente. Mas essa justiça imputada levará o crente à justiça prática e diária.

c. Sapatos da paz

Paulo diz que devemos estar preparados para usar os sapatos da paz para travar a batalha do véu (Efésios 6:15). Os soldados romanos usavam sapatos de couro duro com a sola cravejada de unhas afiadas. Esses sapatos deram estabilidade ao soldado porque estavam presos ao solo.

Usando a analogia dos sapatos do soldado como uma figura da prontidão do Evangelho da paz, o apóstolo fala da segurança, confiança e conforto que existe nas boas novas da reconciliação com Deus por meio da obra de Cristo. O crente só pode lutar na batalha espiritual se tiver paz com Deus por meio de Cristo.

d. Escudo da fé

O crente deve sempre abraçar o escudo da fé, com o qual poderá extinguir os dardos inflamados do Maligno (Efésios 6:16). Paulo aqui usa a figura do escudo romano oval e retangular que tinha pouco mais de um metro de altura. Era grande o suficiente para cobrir todo o corpo do soldado que se agachava atrás dele.

Esses escudos muitas vezes eram umedecidos para extinguir as flechas incendiárias lançadas pelos inimigos. Paulo compara essas flechas que causaram grande dano às tentações de Satanás contra os crentes. Mas a plena confiança em Deus e em sua palavra é um escudo eficaz contra essas flechas. A fé viva, verdadeira, contínua e inabalável é o escudo forte do crente.

e. Capacete de Salvação

O texto bíblico diz que o crente deve levar o capacete da salvação (Efésios 6:17). Não há necessidade de explicar a importância do capacete de um soldado no campo de batalha. Na armadura de Deus, o capacete é o capacete da salvação. Uma das principais intenções de Satanás é lançar dúvidas sobre a salvação do crente. Mas equipado com o capacete da salvação, o cristão permanece firme nas promessas de Deus sobre a segurança eterna de sua salvação.

f. Espada do Espirito

Vestido com o capacete da salvação, o crente também deve empunhar a espada do Espírito. Naquela época, a espada era a arma mais eficaz de um soldado de infantaria. Nenhum soldado foi para o campo de batalha sem espada, o mesmo deve acontecer com o crente na batalha espiritual. O tipo de espada usada por Paulo em sua analogia era uma arma curta e letal, usada tanto para se defender quanto para atacar. O próprio apóstolo explica claramente que a espada do Espírito é a Palavra de Deus (Efésios 6:17).

Compreendendo a armadura completa de Deus

Existem duas interpretações de como podemos entender a armadura de Deus. O primeiro diz que a armadura de Deus deve ser vista como o próprio Cristo e tudo o que Ele realizou na cruz em nosso favor. Portanto, a armadura de Deus são os méritos de Cristo imputados por Deus em nós. Nesse aspecto, usar a armadura de Deus é vestir-se como o próprio Cristo. Por exemplo, vestir a couraça da justiça é vestir a justiça de Cristo. Vestir o cinto da verdade é vestir a verdade de Cristo, etc.

A segunda interpretação diz que a armadura de Deus deve ser vista como um conjunto de virtudes morais que os crentes devem demonstrar em suas vidas para não dar ao diabo uma oportunidade. Por exemplo, usar a couraça da justiça significa ter uma vida justa e justa.

A primeira interpretação, sem dúvida, parece ser a que melhor se ajusta ao contexto. Afinal, Paulo diz que os crentes devem ser fortalecidos no Senhor e na força de seu poder. No entanto, a segunda interpretação não deve ser rejeitada inteiramente. Isso ocorre porque aqueles que estão vestidos com a justiça de Cristo necessariamente buscarão viver uma vida caracterizada pela justiça.

jim morrison últimos dias

A Importância da Armadura de Deus

Vestir a armadura de Deus significa ser capaz, pelo poder e virtude do Senhor, de resistir aos ataques do mal. Essa verdade reforça a ideia de que precisamos conhecer muito bem o contexto em que vestimos a armadura de Deus. Primeiro, foi Cristo quem definitivamente derrotou Satanás e conquistou o poder do pecado e da morte na cruz. Portanto, estamos travando uma guerra cuja vitória já foi conquistada.

Em segundo lugar, apesar de ser um exército derrotado, as forças das trevas se esforçam para causar o máximo de danos possível antes de sua ruína final no dia do glorioso retorno de Cristo. Satanás e os demônios não podem escapar do destino que Deus já decretou para eles. Aonde quer que vão, arrastam sobre si a maldição do julgamento divino. Mas enquanto caminham para o lugar de sua condenação eterna, eles atacam os soldados do Reino de Deus.

Vestindo a armadura de Deus, nosso papel é semelhante ao de um soldado que guarda o território conquistado. A luta do crente é baseada na vitória conquistada por Cristo. É por isso que Paulo é enfático ao dizer: Você é firme! Resistir! Observe e persevere! (Efésios 6: 10, 13, 14, 18). Mas não confunda isso com um papel puramente passivo e defensivo. Em sua resistência, os crentes se defendem, mas também atacam. É uma resistência ofensiva que faz com que o inimigo recue.

711 significado do número angelical

Além disso, vestir a armadura completa de Deus também é algo que inclui a graça soberana de Deus e a responsabilidade humana. É o crente que deve usar esta armadura, e é o crente que deve usá-la completamente em sua vida diária. No entanto, foi Deus quem providenciou essa armadura. Foi ele quem forjou essas armas e, como um presente, deu sua armadura aos filhos. Portanto, sem o poder divino, ninguém pode usar a armadura de Deus.

Por que devemos usar a armadura de Deus?

Devemos estar vestidos com a armadura completa de Deus porque todo verdadeiro cristão está envolvido em uma intensa batalha espiritual. Paulo falou sobre a beleza do plano eterno e soberano de Deus para a salvação. Em seguida, ele falou sobre a posição da Igreja em Cristo, destacando as bênçãos e privilégios desfrutados pelos salvos, bem como os deveres em sua caminhada na fé para a santidade em todas as esferas da vida por meio do poder do Espírito Santo.

Mas Paulo também explica que tudo isso não seria fácil e sem oposição. Os crentes seriam desafiados e teriam que provar dia após dia que foram chamados por Deus. A vida cristã não é apenas sobre as bênçãos da salvação, mas também inclui posições contra os desejos pecaminosos da carne e as forças espirituais das trevas.

Satanás e seu exército demoníaco estão completamente dedicados a se opor a Cristo e seu povo. As forças do mal querem destruir a obra de Deus. A realidade desta guerra não pode ser subestimada. Esta não é uma simples luta contra meros seres humanos. O apóstolo Paulo explica que estamos lutando uma luta contra os males e governantes do mundo das trevas (Efésios 6:12). Isso explica por que devemos estar vestidos com a armadura de Deus. Sem essa armadura fornecida pelo Senhor, não temos chance nesta guerra. O texto bíblico explica a importância fundamental dessa armadura para a vida cristã.

Como Vestir e Usar a Armadura de Deus

O apóstolo Paulo termina sua analogia sobre a armadura de Deus ensinando como o cristão pode usar essa armadura. Ele diz que é somente por meio de uma vida de oração que o crente pode estar devidamente equipado com a armadura de Deus e pronto para a guerra espiritual. Já dissemos que um cristão nada pode fazer com sua força. o fonte de sua força é o poder do próprio Deus. Assim como um soldado deve estar em completa comunhão com seu comandante por meio da comunicação apropriada, o crente deve estar em plena comunhão com Deus por meio da oração.

O apóstolo ainda é muito específico ao falar sobre como deveria ser a vida de oração do soldado de Deus. Deve incluir orações e súplicas. Essa é uma variedade que inclui adoração, ação de graças, confissão, intercessão e petição. Quanto à frequência, deve ser o tempo todo. A vida de oração daquele que veste a armadura de Deus deve ser no Espírito. Isso significa que a oração do crente deve ser submissa e de acordo com a vontade de Deus. Paulo ainda aponta a vigilância como o caminho que caracteriza a vida de oração do cristão e fala da necessidade de perseverança.

Conclusão

Devemos todos ir para o campo de batalha com a armadura completa de Deus. Sem ele, ficamos completamente vulneráveis ​​aos ataques de Satanás. Isso é o que o apóstolo Paulo tenta nos dizer em Efésios 6: 10-18. No campo de batalha, seja um bom soldado e seja sempre solidário e comprometido com os companheiros que lutam ao seu lado.

Descubra O Seu Número De Anjo

Veja Também: