Chá de ervas de flores silvestres e frutas silvestres

O melhor chá de ervas que já provei

É raro eu ficar impressionado com uma xícara de chá. Mais uma pessoa que gosta de café, tomo chá quando não estou me sentindo bem ou quando acho que meu nível de cafeína pode estar um pouco alto. Então, quando Josh ficou me importunando para experimentar o chá que nos serviram nas férias na Romênia, eu não me incomodei no começo. Aí tomei um gole e implorei pela receita.

A receita vem do Pensuinea Nea Marin na aldeia de Măgura e o processo por trás disso é tão bonito quanto a mistura. Todos os anos, da primavera ao outono, a mãe e a avó de nosso anfitrião vão para as sebes e florestas e escolhem os ingredientes para o chá. As flores, folhas e frutos são então cuidadosamente secos e reservados para o próximo ano.

Chá de ervas de flores silvestres e frutas vermelhas - receita tradicional do Leste Europeu

Quatro ingredientes entram no chá e ele é filtrado sem qualquer açúcar ou aromatizante adicional - não é necessário. Primeiro, no final da primavera, as flores de sabugueiro são colhidas de árvores semelhantes a arbustos. Eles têm um aroma perfumado e doce e são comumente usados ​​para fazer cordiais. Você precisa remover delicadamente as flores dos caules verdes usando os dedos ou um garfo. Os talos verdes não são comestíveis.

Mais ou menos na mesma época, você deve colher folhas de framboesa. Escolha-os antes que as hastes tenham a chance de formar flores para garantir que tenham o melhor sabor e o melhor potencial das ervas. As folhas de framboesa são uma erva delicada para mulheres e são usadas durante a gravidez e para tratar a TPM.

No início do verão é a época de colher folhas e flores doces como o mel das árvores onde crescem. Eu nunca tinha tomado um chá feito com folhas de Tília e posso atestar sua doçura e sabor agradável. Eu realmente preciso encontrá-lo crescendo aqui na Ilha de Man.

No outono, roseiras vermelhas pingam de roseiras. Estas são as sementes das rosas e elas mesmas fazem um delicioso chá embalado com Vitamina C.

Se você planeja secar suas próprias ervas, siga estas instruções para os frutos da roseira e para os ingredientes restantes, certifique-se de que eles estejam livres de insetos e sujeira e seque-os em um forno em fogo baixo ou em um desidratador de alimentos . No forno, certifique-se de que a temperatura esteja baixa, a porta entreaberta e isso levará algumas horas.

Embora eu costumava usar o forno para secar alimentos, agora uso um desidratador de alimentos. O que uso é da Stockli e pode ser encontrado aqui na Amazon.co.uk: Desidratador Stockli Timer com bandejas de malha de aço . Nos Estados Unidos, Posso recomendar este desidratador de alimentos .

Para fazer um pequeno bule de chá - o suficiente para quatro xícaras - use 5 roseiras, 2 colheres de chá de flores de sabugueiro secas, 5-6 (cerca de 1 colher de chá) folhas de framboesa secas e 3-4 caules (cerca de 1 colher de chá) de folhas de tília e flores.

Deixe escorrer em água fervente por pelo menos dez minutos antes de servir.