Chá de ervas silvestres e bagas

O melhor chá de ervas que já provei

É raro eu ficar impressionado com uma xícara de chá. Mais uma pessoa que gosta de café, tomo chá quando não estou me sentindo bem ou quando acho que meu nível de cafeína pode estar um pouco alto demais. Então, quando Josh continuou me importunando para experimentar o chá que nos serviram nas férias na Romênia, não me incomodei no começo. Então tomei um gole e implorei pela receita.

A receita vem do Pensuínea Nea Marin na aldeia de Măgura e o processo por trás dele é tão bonito quanto a mistura. Todos os anos, da primavera ao outono, a mãe e a avó de nosso anfitrião saem para as sebes e florestas e colhem os ingredientes para o chá. As flores, folhas e bagas são cuidadosamente secas e guardadas para o próximo ano.

No chá vão quatro ingredientes e é filtrado sem qualquer adição de açúcar ou aromatizante – não precisa disso. Primeiro, no final da primavera, as flores de sabugueiro são colhidas de árvores semelhantes a arbustos. Eles têm um aroma perfumado e doce e são comumente usados ​​para fazer cordiais. Você precisa remover delicadamente as flores dos caules verdes usando os dedos ou um garfo. Os talos verdes não são comestíveis.

Na mesma época é quando você deve colher as folhas de framboesa. Colha-os antes que as bengalas tenham a chance de formar flores para garantir que tenham o melhor sabor e potencial herbal. As folhas de framboesa são uma erva delicada para mulheres e são usadas durante a gravidez e para tratar a TPM.

No início do verão é a época de colher as folhas e flores doces de tília (Tilea) das árvores em que crescem. Eu nunca tinha tomado um chá feito com folhas de tília antes e posso garantir sua doçura e sabor agradável. Eu realmente preciso encontrá-lo crescendo aqui na Ilha de Man.

No outono, as roseiras vermelhas pingam das roseiras. Estas são as cabeças de sementes de rosas e elas mesmas fazem um chá delicioso e cheio de vitamina C.

Se você planeja secar suas próprias ervas, siga estas instruções para os frutos da roseira e, para os demais ingredientes, certifique-se de que estejam livres de insetos e sujeira e depois seque-os em um forno em fogo baixo ou em um desidratador de alimentos. . Em um forno, certifique-se de que a temperatura esteja baixa, a porta ligeiramente aberta e levará algumas horas.

Embora eu costumava usar o forno para secar alimentos, agora uso um desidratador de alimentos. A que eu uso é da Stockli e pode ser encontrada aqui na Amazon.co.uk: Desidratador Stockli Timer com bandejas de malha de aço . Nos Estados Unidos, Posso recomendar este desidratador de alimentos .

Para fazer um pequeno bule de chá – o suficiente para quatro xícaras – use 5 roseira brava, 2 colheres de chá de sabugueiro seco, 5-6 (cerca de 1 colher de chá) folhas secas de framboesa e 3-4 caules (cerca de 1 colher de chá) de folhas de tília e flores.

Deixe escorrer em água fervente por pelo menos dez minutos antes de servir.