Os nomes de Deus de uma perspectiva bíblica

Descubra O Seu Número De Anjo

A Bíblia contém muitos nomes que dizem algo sobre quem é Deus. Eles falam muito sobre Sua santidade e poder, mas também sobre como as pessoas viam Deus nos tempos do Velho Testamento. Freqüentemente, os nomes hebraicos têm um duplo significado.



No antigo Oriente Médio, os nomes recebiam grande importância porque revelavam caráter, identidade e existência. Nomes de pessoas descreviam quem eram, como agiam e como viviam.



A revelação do nome de uma divindade e seu uso constante foi vital, pois possibilitou o contato com Deus e o seu conhecimento. O nome era a chave para a revelação. Aqui estão alguns nomes de Deus na Bíblia.

1. Elohim

Elohim é o primeiro nome de Deus que encontramos na Bíblia. Significa força ou poder e é usado mais de 2500 vezes em todo o Antigo Testamento. O nome Elohim vem da palavra el, que significa forte ou poderoso.

(Gênesis 1: 1) A forma plural de El ou Eloah mostra a natureza trina de Deus. Desde a primeira frase da Bíblia, o poder de Deus é evidente quando (Elohim) cria o mundo com o poder de sua palavra. Gênesis 1:26 descreve a comunicação intertrinitária. Vamos fazer um ser à nossa imagem e semelhança.



Elohim é combinado com outras palavras para descrever as características específicas de Deus. Alguns exemplos de nomes de Deus.

De Gênesis em diante, testemunhamos Deus continuamente se revelando à humanidade, colocando-se de acordo com seu povo (como os Elohim).

No Salmo 139: 13 , uma oração como essa mostra a natureza salvadora e a compaixão de Elohim. Esta passagem nos mostra que Elohim nos conhece pessoalmente e que tem um plano bem estabelecido para cada um de nós. Todos nós carregamos a impressão digital da mão de Deus.



2. Javé

De acordo com a tradição judaica, apenas o sumo sacerdote tinha permissão para pronunciar o nome de Deus no Dia da Expiação.

Segundo a história do povo judeu, esse nome era tão sagrado que as pessoas nem se atreviam a dizê-lo em voz alta. As quatro letras (YHWH) são chamadas de tetragramas, e algumas expressam como Jeová ou Yahve '.

É também o nome pelo qual Deus se liga ao Seu povo em Israel quando diz a Moisés para torná-lo conhecido aos israelitas por meio de YHWH ( Êxodo 3:14 )

Cada pronunciamento do nome de Yahweh foi uma breve profissão de fé. Deus tornou-se disponível na adoração. Ao revelar seu nome, Deus tornou possível que as pessoas estabeleçam comunhão com ele. Seu nome, Deus, dá graças às pessoas e impõe exigências exigentes a elas.

Aqui estão alguns nomes de Deus por meio de conexões entre Yahweh e as qualidades que o próprio Deus revelou ou experimentou por seu povo:

  • Yahweh Zebaoth: O Senhor dos Exércitos (Exércitos) ( 1 Samuel 1: 3 ) Essa comparação com a vida de guerra descreve Yahweh como o comandante-chefe dos exércitos dos anjos celestiais, bem como do exército de guerra de Israel. Deus é o verdadeiro líder e guardião de Israel.
  • Yahweh Shalom: O Senhor é Paz ( Juízes 6:24 )
  • Yahweh Makkadeshem: O Senhor que te santifica ( Êxodo 31:13 )
  • Yahweh Roi: O Senhor, meu pastor ( Salmo 23: 1 )
  • Yahweh Zidkenu: O Senhor nossa justiça ( Jeremias 23: 6 )
  • Yahweh Rophecha: O Senhor, seu médico ( Êxodo 15:26 )
  • Yahweh Elohim Israel: O Senhor Deus de Israel ( Gênese )

Quando alguns líderes judeus desafiaram Jesus por afirmar ter visto Abraão (João 8: 56-59), Ele respondeu: Na verdade, garanto a você, antes de Abraão estar lá, eu estava lá.

1 coríntios 13 4-13

Em Romanos 10: 9, Paulo escreve, se você confessar com sua boca que Jesus é o Senhor, e você confiar em seu coração que ele ressuscitou dos mortos, você será salvo.

Pois estamos destituídos de sua glória e merecemos seu julgamento. Mas Deus, o Pai, enviou Seu Filho para tomar sobre si o julgamento por todos os que crêem Nele.

Jesus, o Filho de Deus, levou uma vida sem pecado. Deus nos ama tanto que deixou seu Filho levar nossos pecados na cruz para que possamos ter uma nova aliança com ele (Yahwe).

3. Abba

A palavra Abba ocorre três vezes na Bíblia, cada uma em conexão com o nome comum para pai ( Marcos 14:36 , Romanos 8:15 , Gálatas 4: 6 ) O Senhor Jesus o usou no jardim do Getsêmani e os cristãos o usam no poder do Espírito de Deus.

Em sua humanidade, Jesus precisava ver o Pai; para ouvi-lo; para falar com ele; estar rodeado por seu amor.

O Pai estava sempre com ele ( João 8: 16-29 ) Jesus foi capaz de dizer, eu não estou sozinho ( João 16:32 ) Se Jesus precisava, devemos razoavelmente desejar um relacionamento mais profundo com nosso Pai Celestial.

É a chave para a verdadeira adoração, pois é o próprio Pai que busca adoradores. Ele espera que tenhamos um relacionamento profundo em espírito e verdade com cada um de seus filhos.

4. El-Elyon

El Elyon significa o Altíssimo e é encontrado em Gênesis 14:19 como o nome do Deus do sacerdote Melquisedeque.

Percebemos a partir dessa história em Gênesis 14 que Melquisedeque, o Altíssimo, serviu a El Elyon como sacerdote para seu povo. Abraão entendeu que El Elyon era o mesmo Deus que se revelou a ele e o chamou de Ur.

Elyon expressa segurança, proteção, estabilidade e segurança para o crente que O busca e clama. ‘Elyon’ é um lugar de proteção para Israel; um abrigo para cada crente que protege em Elyon, o Altíssimo, e se refugia Nele ( Salmo 91: 1-9 )

El-Elyon indica exaltação, tem direito e pertence à teologia monárquica, pois fala do direito completo ao senhorio. ( Salmo 35:10 )

5. El Roi

Ele é o Deus que tudo vê; Ele conhece nosso passado, presente e futuro. O nome é encontrado em um lugar no Antigo Testamento (Gn 16), ele consolou Hagar, uma escrava egípcia, em sua necessidade; encorajou e deu a ela uma grande promessa. Você é El-Roi, ou seja, eu vi aquele que me vê? (Gênesis, 16:13).

Devemos também nos lembrar de louvar e honrar o Eterno que vê nossas batalhas diárias. Mesmo quando estamos no deserto, podemos ter certeza de que Ele nunca nos esquecerá, nem nos deixará sem futuro.

Se permanecermos fiéis a Ele, Ele nos abençoará muito. Se Deus cuidou de um servo, que nem mesmo pertencia a uma tribo do povo eleito, e de seu Filho, que não era o Filho da promessa, então quanto mais El Roi fará aos cristãos?

6. El Shaddai

Gênesis 17: 1: o SENHOR apareceu a Abraão e disse-lhe: Eu sou El Shaddai, o Todo Poderoso, quando ele prometeu a ele, aos 99 anos, que ele e sua esposa teriam um filho.

Milagrosamente, Deus foi além das leis da natureza para cumprir essa promessa. Este nome de Deus é entendido como se referindo a Deus como o Todo-Poderoso. Deus se revela aos patriarcas para confortá-los e para confirmar a aliança com Abraão.

Anos se passaram, e Isaac, o Filho de Abraão, já tinha dois filhos. Ele ligou para Jacob para pedir a El Shaddai que o abençoasse. Assim, confirmando que Shaddai indica o poder de abençoar.

Gn 28: 3-4: Que o Deus Todo-Poderoso (Shaddai) te abençoe, te faça fecundo e te multiplique, para que te tornes uma multidão de povos. Também que eu dou a bênção de Abraão, para você e sua descendência. Da mesma forma, Deus afirmou a Jacó que Seu nome é Shaddai (poder de abençoar).

Gn 35: 11-12: Deus também disse a ele, Eu sou o Deus Todo-Poderoso (Shaddai) seja fértil e se multiplique.

Capítulo 38 de trabalho: por meio de perguntas a Jó, Deus o fez pensar na criação da terra e que não apenas os criou, mas também os alimentou. Desta forma, Shaddai fez Jó entender Seu poder e Sua sabedoria. Por meio de outras perguntas a Jó, Deus revela a ele que Shaddai também usa Seu imenso poder junto com Sua sabedoria para governar.

No Cristianismo moderno, El Shaddai permite que sejamos provados e afligidos para nos esvaziarmos e, assim, sermos capazes de nos preencher mais com Ele e Suas bênçãos; foi o que aconteceu com Jó.

7. Yahweh Yireh

Este nome foi dado a Deus por Abraão em Gênesis 22:14.

Em obediência ao comando de Deus, Abraão ofereceu seu Filho Isaac no altar como um sacrifício. Antes que Abraão pudesse matar seu Filho, Deus o parou e providenciou um carneiro. A redenção que Deus providenciou naquele dia no Monte Moriá motivou Abraão a chamar o lugar de Yahweh Jireh: Deus é realmente poderoso e fiel para suprir todas as nossas necessidades.

O nome Yahweh Jireh é uma promessa de nos salvar do pecado. Devemos morrer por nossa natureza pecaminosa (Romanos 6:23), mas Yahweh Yireh ofereceu um sacrifício em nosso lugar, seu único Filho amado, o cordeiro que lava o pecado do mundo (João 1:29).

O significado de Jeová Jireh não está relacionado à prosperidade material natural, mas é cumprido na pessoa de Cristo por meio de seu sacrifício no Calvário, pois Ele é o Cordeiro sacrificial que Deus providenciou para redimir seu povo e foi sacrificado em nosso lugar.

8. Yahweh Nissi

Jeová Nissi significa que o Senhor é minha bandeira, do Yahweh-nisi original.

Moisés deu esse nome a Deus após a derrota dos amalequitas. Então, Moisés ergueu um altar e o chamou de Jeová Nissi, enfatizando a liderança de Deus que garante a vitória de seu povo ( Êxodo 17:15 )

O povo de Deus costumava lutar sob a lei contra carne e sangue. Hoje, o crente luta a batalha da boa fé e trava uma luta espiritual no poder do Espírito Santo contra as forças do mal do mundo invisível. Efésios 6.10-20 diz que devemos vestir a armadura completa de Deus e se tornar forte no Senhor por meio de seu poder e força.

9. Jeová Rapha

Jeová-Rapha (Yahweh Rapha) significa O Senhor cura em hebraico.

Jeová Rapha (Êxodo 15:26) instrui os israelitas que devem prestar atenção ao Senhor teu Deus e fazer o bem diante dEle, obedecer aos seus mandamentos e guardar todos os seus mandamentos.

Não vou trazer sobre vocês nenhuma das doenças que causei aos egípcios, porque eu sou o Senhor, que sara vocês. Jeová Rapha tem o poder de curar fisicamente ( 2 Reis 5:10 ), emocionalmente ( Salmo 34:18 ), mentalmente ( Daniel 4:34 ), e espiritualmente ( Salmo 103: 2-3 )

Jesus Cristo mostrou que Ele é o Grande médico que cura os enfermos. Na Galiléia, Jesus foi a diferentes cidades curando todas as doenças do povo (Mateus 4:23). Além disso, Jeová Rapha também descreve a cura em nações (2 Crônicas 7: 13).

Que consolo saber que Deus é Jeová-Rapha, que pode curar nossos corpos e restaurar e restaurar nosso relacionamento com ele.

Apocalipse 21: 4-5 promete que suas lágrimas serão enxugadas e a morte não será mais conhecida, nem haverá qualquer tristeza, choro ou sofrimento, pois as coisas anteriores já passaram.

E aquele que se assentou na soberania disse: Veja, estou fazendo novas todas as coisas. A identidade de Deus como Jeová Rapha torna essa cura e restauração futuras uma promessa confiável.

10. Yahweh Shalom

O Senhor Nossa Paz (Juízes 6,24) - nome dado por Gideão no altar construído após o Anjo do Senhor lhe ter assegurado que não morreria como pensava que aconteceria inevitavelmente, depois de tê-lo visto.

No livro de Isaías (54:10), encontramos shalom para o relacionamento restaurado com Deus. Essa verdadeira paz virá quando Deus fizer sua aliança de paz com seus escolhidos.

Deus destruirá os injustos (descritos como espinhos e abrolhos em sua vinha), a menos que façam as pazes com Ele (Isaías 27: 5). Para tanto, ele dará o seu Príncipe da Paz e não terá fim. Essa paz será o fruto da justiça e o efeito dessa justiça é descanso e segurança para sempre (Isaías 32:17).

Conclusão

Concluindo, em várias ocasiões, vemos que Deus se revelou de maneira particular em sua Palavra, seguindo uma determinada situação que produzia no coração das pessoas daquela época o desejo de buscar a Deus com uma sede profunda de conhecê-lo.

Deus é onipotente. Deus é onipresente. Qualquer que seja o nome pronunciado pela boca dos crentes, Deus é Deus.

Descubra O Seu Número De Anjo

Veja Também: