Amor ágape

Descubra O Seu Número De Anjo

O que significa amor ágape? Para os cristãos, você ouve sobre isso o tempo todo. O amor ágape é o amor de Deus por nós, mas você conhece a verdadeira essência da palavra? O que é o amor de Deus? Podemos ter amor ágape ou só Deus tem a capacidade de dá-lo?



Bem, a Bíblia menciona a palavra ágape 200 vezes, e é uma palavra que a maioria dos cristãos conhece. No entanto, o verdadeiro significado da palavra muitas vezes foi mal interpretado. Sim, é comumente conhecido como amor de Deus, mas para se tornar um cristão melhor, você precisa entender como Deus demonstra isso e como você pode mostrar esse tipo de amor também.



Vamos começar falando sobre o que a palavra significa.

O que é Agape?

Ágape é uma palavra grega que significa amor. É um dos 4 tipos de amor em grego, com phileo sendo amor fraternal, eros sendo amor erótico, storge sendo amor entre membros da família e ágape, significando o amor de Deus.

Ágape é muito diferente de romântico, sentimental ou amor baseado em emoções. Ágape é considerado pelos cristãos como a forma mais elevada de amor. É o tipo de amor incondicional, sacrificial, altruísta e que não espera nada em troca. É o tipo mais puro de amor e não se baseia em emoções, sentimentos ou qualquer tipo de apego. É um ato de verdadeiro e completo sacrifício e entrega sem esperar nada em troca.



É considerado o amor de Deus por nós, que não se baseia no fato de sermos ou não bons seguidores. Não é baseado em nossa fé e lealdade a ele. Não é conquistado. Simplesmente é. Deus simplesmente nos ama porque somos Seus filhos e filhas. Mesmo aqueles que não acreditam em Deus são amados por Deus. Mesmo aqueles que são pecadores são amados por Deus. Mesmo aqueles que são considerados sujos e excluídos da sociedade são amados por Deus.

É a forma definitiva de amor e algo que somente o próprio Deus pode fornecer em sua forma perfeita.

Ágape na Bíblia

Em 1 João 4: 8, a escritura diz: Deus é amor. E em muitos outros livros da Bíblia, o ágape é mencionado um total de 200 vezes, com 106 menções no livro de 1 João.



jim morrison antes de morrer

O conceito de agape foi amplamente examinado no contexto cristão e até mesmo em outras religiões. No livro de Coríntios, Paulo explica perfeitamente o que é o amor no capítulo 13. Esta escritura é conhecida como o Capítulo do Amor, onde o amor é explicado assim:

O amor é paciente e gentil. O amor não é ciumento, arrogante, orgulhoso ou rude. Não exige o seu próprio caminho. Não é irritável e não guarda nenhum registro de ter sido injustiçado. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra sempre que a verdade vence. O amor nunca desiste, nunca perde a fé, é sempre esperançoso e persiste em todas as circunstâncias.

Como podemos ver nesta passagem, o amor é verdadeiramente abrangente. Não é baseado em aparências, não é baseado em como outra pessoa pode fazer você se sentir, e não é baseado em amor recíproco. O amor simplesmente ama, nada mais e nada menos. Não exige que você retribua o amor, e é isso que o amor ágape significa.

O amor simplesmente não é um atributo de Deus porque é a Sua verdadeira essência, não importa o que você faça, se você O adora ou não. Ele simplesmente ama você por ser você, por simplesmente existir, e você nem mesmo tem que retribuir o Seu amor.

Vamos continuar a dissecar os diferentes significados e entendimentos do amor ágape.

  • O amor ágape é a essência de Deus

1 João 4: 7-8 afirma: Queridos amigos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Sabemos que Deus é onipresente, onipotente e onisciente. Ele está em todos os lugares, o tempo todo, é onipotente e onisciente. Mas Deus também ama tudo. Não há motivação por trás do amor de Deus por nós. Ele não nos ama para que O adoremos, obedeçamos ou sejamos bons cristãos. Ele não espera nada em troca porque Deus é puramente feito de amor.

É amor no nível mais alto, é amor abnegado, sacrificial e perfeito. Deus não tem que agir sobre isso, porque é toda a Sua essência.

É como uma pessoa que ama todos em sua vida e todos que encontra. Ele ama sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho, suas coisas, a natureza e tudo no mundo. Mas, infelizmente, esse tipo de atitude amorosa raramente existe ou mesmo existe. Como humanos, somos propensos a emoções diferentes, e não apenas felicidade ou alegria, mas também raiva, ciúme e desprezo. Unfirtuenlay, todos os seres humanos sentem emoções negativas. É por isso que o amor de Deus, agora também como amor ágape, é tão único, porque somente Deus pode nos dar esse tipo de amor.

  • Amor ágape é sacrifício

João 3:16 diz: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

jim morrison antes de morrer

O amor ágape é sacrifício. Deus nos ama tanto que sacrificou Seu único filho, Jesus Cristo, para salvar a humanidade de seus pecados. Deus nunca se considerou a não ser o bem da humanidade quando nos deu Seu filho. O amor ágape não se preocupa com o que o eu precisa ou sente, mas se preocupa com o grande bem de outrem. E Ele fez isso sem esperar nada de nós em troca. Esse tipo de sacrifício é a essência do amor ágape.

  • O amor ágape não tem a ver com sentimentos, mas sim com ação

João 15:13 diz: Ninguém tem maior amor do que este: dar a vida pelos amigos.

Deus nos ensinou a amar uns aos outros. Ele nos ensinou a amar nosso próximo e até mesmo nossos inimigos. O amor não é apenas uma emoção, mas deve ser mostrado na ação. Não é simplesmente suficiente amarmos outra pessoa e elogiá-la, m ou dizer-lhe com palavras que a amamos.

O amor ágape é realmente fazer algo pelos outros que os beneficie, mesmo que custe a sua própria vida. Esta é a maior forma de amor que alguém pode expressar. E isso é feito por Deus todos os dias, mostrando-nos o quanto Ele nos ama ao nos dar vida.

Deus nos mostrou Seu amor quando nos deu Jesus Cristo, para nos salvar de nossos pecados.

  • Os humanos devem imitar o amor de Deus

Efésios 5: 1-2 diz: Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós, fragrante oferta e sacrifício de Deus.

Jesus disse a Seus seguidores para amarem uns aos outros da mesma maneira sacrificial que Deus nos amou. No entanto, o amor ágape não vem naturalmente para nós porque somos pecadores por natureza. Como humanos, somos escravos de nossas emoções. Nem sempre podemos amar nosso próximo, nem sempre podemos amar nossa família e nem sempre podemos amar nosso cônjuge. Mas, conhecendo a Palavra de Deus e experimentando Seu amor, somos capazes de entender o que o verdadeiro amor realmente significa.

os olhos de david bowie fecham

Quando estudamos a Palavra de Deus, quando estudamos as histórias do amor ágape demonstrado por Jesus e pelo próprio Deus, podemos aprender como amar os outros de uma forma mais incondicional. Podemos não ser capazes de imitar a Deus em sua completa essência de pureza, mas podemos chegar perto de demonstrar esse tipo de amor.

Não se trata apenas de sentir ou apegar-se a alguém, mas de escolher amar;. É um esforço deliberado ou desejar coisas boas para outra pessoa, sem esperar nada em troca. Jesus também usou a parábola do samaritano para nos mostrar que devemos amar uns aos outros, mesmo quando sabemos que eles nunca poderão nos retribuir no futuro.

O amor ágape não é apenas sobre o amor de Deus e nosso amor por Ele, mas o amor que escolhemos expressar uns aos outros, nossos estandes e irmãs na humanidade.

Pensamentos finais

O amor ágape é simplesmente conhecido como o amor de Deus e o amor da humanidade por Deus. Mas é mais do que apenas isso. É o amor supremo expresso pelo Deus perfeito, que é incondicional. E não é apenas o amor a Deus que devemos expressar, mas também o amor por nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Trata-se de imitar o amor de Jesus por Seus seguidores e até mesmo por aqueles que são pecadores. O amor ágape é dar amor sem esperar nada em troca. E mesmo quando sabemos que outra pessoa não será capaz de nos retribuir o amor que estamos dando, ainda assim devemos fazê-lo, porque esta é a verdadeira essência do amor ágape.

O amor ágape também não se limita aos cristãos. Mesmo que alguém pertença a outra religião ou nenhuma religião, ainda assim devemos praticar o amor ágape para com ele ou ela, porque o amor ágape não é escolher entre cristãos ou não, homens ou mulheres, pecadores ou não. Deus nos deu Jesus para que possamos ter o melhor exemplo do que é o amor Ágape e, ao ler e estudar a vida de Seu Filho, podemos praticar esse tipo de amor também para o resto da humanidade.

Descubra O Seu Número De Anjo

Veja Também: